Akatu é vencedor da categoria Sustentabilidade em premiação do Walmart

A Nestlé, parceira pioneira do Akatu, também foi reconhecida na mesma categoria

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e a Nestlé foram os vencedores da categoria Sustentabilidade do prêmio Melhores Fornecedores do Ano do Walmart. A premiação é referente às atividades de 2008 e reconheceu mais de 20 fornecedores em cinco categorias: Mercadoria, Logística, Recursos Humanos, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. O Walmart é parceiro estratégico do Akatu.

Desde 2007, o Instituto Akatu desenvolve dois projetos com o Walmart. Um deles, “Educação para o Consumo Consciente”, é voltado para os funcionários e tem o foco na assimilação da cultura da sustentabilidade dentro da comunidade Wal-Mart. Em 2008, cerca ...

Documentário da MTV mostra opinião jovem sobre sustentabilidade

Jovens têm preocupações ambientais e procuram exercer a cidadania, mas ainda não sabem como agir

Desde 1999, a MTV esquadrinha o Brasil investigando valores e o comportamento do jovem brasileiro com sua série de documentos Dossiê Universo Jovem. Em sua quarta edição, a pesquisa registrou a maneira como os jovens se relacionam com o tema da sustentabilidade e as percepções que eles têm sobre futuro e meio ambiente. O resultado das gravações foi tão positivo que se decidiu produzir também um documentário, gerando um importante relato para nortear campanhas e ações de comunicação de ONGs e outras instituições da sociedade civil dirigidas aos jovens.

Durante os 50 minutos de duração, ...

Peixe para hoje e para sempre

Pela primeira vez no Brasil, um guia informa pescadores e consumidores sobre a necessidade de produção e consumo consciente de pescados

Desde dezembro de 2008, pescadores, comerciantes e consumidores da Baixada Santista (SP) estão tomando contato com o “Guia de Consumo Responsável de Pescados”. Idealizado e criado pelos pesquisadores e estudantes das Faculdades de Oceanografia, Ciências Biológicas e Biologia Marinha do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), o primeiro catálogo brasileiro enumera com nomes populares as espécies mais comumente consumidas no país, além de dividi-los em categorias de alerta de extinção, cada uma delas acompanhada de suas respectivas orientações de prevenção. Até janeiro, foram distribuídos 4 mil guias no litoral paulista, e o grupo de idealizadores ...

Crise, oportunidade e humildade

É preciso ultrapassar o reducionismo econômico e político e ver o mundo como um conjunto feito de partes interligadas

A crise sugere mudança, mas uma de suas dimensões mais críticas é saber o que vai e o que fica. Senão, a mudança vira bota fora, mutilação ou suicídio. Soluções finais como paredão e holocausto são uma coisa; uma outra, muito diversa, é saber como enfrentá-la e vivê-la. Para tanto, antes de atribuir sua existência aos adversários, aos jornais, ou reduzi-la a uma causa única, é preciso atravessá-la e se deixar por ela atravessar. Trata-se tanto de buscar os seus responsáveis mais visíveis quanto de apelar menos para uma explicação (e um ...

Empresas precisam comunicar melhor suas ações de sustentabilidade

Pesquisa indica os melhores relatórios de sustentabilidade brasileiros, mas mostra que as empresas devem ser mais transparentes na prestação de contas à sociedade

Os relatórios de sustentabilidade publicados pelas empresas são uma forma de comunicação com os chamados stakeholders — ou seja, todos os públicos impactados por seus negócios ou que tenham interesses neles, como funcionários, acionistas, clientes, fornecedores, ONGs, comunidades do entorno e a sociedade em geral. E, é claro, com os consumidores, especialmente os conscientes, que procuram informações sobre as empresas e buscam conhecer seu real compromisso com a sustentabilidade, orientando assim suas escolhas de produtos e serviços.

Os relatórios de sustentabilidade publicados pelas empresas brasileiras, entretanto, ainda estão muito aquém da necessidade de informação dos consumidores e da sociedade. A pesquisa

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...