Resistências caem quando o lucro aparece

O foco é a construção de uma relação inédita entre sociedade e natureza e, ao mesmo tempo, entre economia e ética, Por Ricardo Abramovay

Uma nova economia está nascendo. Não suprime a empresa privada, os interesses individuais, a motivação do lucro, o mercado ou as grandes corporações. Ainda assim, cuida de repensar o propósito e o funcionamento dos sistemas produtivos modernos. O foco é a construção de uma relação inédita entre sociedade e natureza e, ao mesmo tempo, entre economia e ética. Não se trata apenas de denúncia ou protesto, e sim de uma explosão criativa que começa a oferecer expressão prática à idéia de que é possível produzir e viver de maneira diferente daquela que marca o apogeu da civilização ocidental.

Os conhecimentos e as ...

São Paulo busca soluções para evitar colapso socioambiental

Debates realizados na capital paulista para discutir a crise socioambiental no Brasil destacam desmatamento e exploração não sustentável da Amazônia

A cidade de São Paulo foi palco de vários encontros envolvendo representantes do governo, organizações não governamentais, empresas, profissionais de comunicação e sociedade civil para discutir e mostrar como a as relações sociais, econômicas e ambientais no Brasil estão impactando negativamente a sustentabilidade do planeta.

Como era de se esperar, o desmatamento e a exploração não sustentável da região amazônica dominou os debates. Afinal, São Paulo é o maior centro urbano do país e o maior consumidor, processador e distribuidor dos produtos extraídos da Amazônia como madeira, carne e soja.

Ao governo, coube a exposição de medidas a serem adotadas para a preservação ...

Construção: um desafio para o desenvolvimento sustentável

A indústria da construção é um dos setores que mais impulsiona a economia brasileira, mas tem um desafio importante: se tornar sustentável

A indústria brasileira de construção vive seu melhor momento dos últimos anos. O setor representa 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega 2,1 milhões de trabalhadores com carteira assinada em todo o país. Para este ano, o crescimento deve ficar em torno de 10% em relação a 2007, segundo o Sindicato da Indústria de Construção (SINDUSCON-SP).

A contribuição da indústria nos setores sociais e econômico é aceitável, mas segundo Vanderley John, conselheiro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) para se tornar sustentável, o setor precisa incorporar mais um item (meio ambiente), e desse modo, completar o tripé da sustentabilidade.

“Para equilibrar ...

Pé menor, mas pesado

Brasileiro tem pegada ecológica inferior à média mundial, mas maior do que o recomendável

Pesquisa divulgada na primeira semana de junho, realizada pela organização não-governamental WWF Brasil em parceria com o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), mostrou que os brasileiros adotam vários comportamentos ambientalmente corretos. O estudo foi realizado com o objetivo de medir os hábitos de consumo para elaboração de indicadores da Pegada Ecológica no Brasil. Assim, acredita a WWF, podem-se identificar avanços em relação ao consumo consciente e mesmo colaborar com a concepção de políticas públicas.

Conforme o estudo, 87% dos brasileiros fecham a torneira enquanto escovam os dentes. É uma boa notícia, visto ...

Akatu marca presença na Conferência Internacional Ethos - 2008

Oficina aponta caminhos para a construção de novas pontes entre consumidores e empresas

Com o objetivo de discutir e ampliar o diálogo entre consumidores e empresas, o Instituto Akatu promoveu, durante a Conferência Internacional Ethos - 2008, a oficina “Envolvendo o Consumidor na Construção de um Mercado Socialmente Responsável”, com a participação de cerca de 150 congressistas. Realizada no Centro de Convenções do Anhembi, no dia 29 de maio, a oficina recebeu representantes de empresas de diferentes setores e estados do país, entre eles diversos Parceiros e Associados do Instituto Akatu.

No início dos trabalhos, Aron Belinky, consultor externo do Akatu, deu boas vindas aos convidados, ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...