A trilha da sustentabilidade

"A evolução do conceito de sustentabilidade passa pela compreensão de um processo histórico que começou na filantropia”, por Adalberto Marcondes

A evolução do conceito de sustentabilidade passa pela compreensão de um processo histórico que começou na filantropia e evoluiu para uma permanente batalha contra todas as misérias humanas.

Alguns anos atrás uma empresa era considerada socialmente responsável apenas por cumprir a lei, pagar em dia seus impostos e gerar empregos. Além disto, ela poderia dedicar-se a ações de filantropia, onde seus recursos seriam utilizados para mitigar algum tipo de dor social. No entanto, os tempos mudam e as necessidades também. A ação humana não é mais localizada, mas tem impactos muito mais abrangentes e de alcance planetário.

Nos anos ...

Self Service, Escolha Seu Planeta

Akatu colabora com a agência Leo Burnett na organização de exposição que explora o tema da sustentabilidade

Foi inaugurada no dia 8 de maio a mostra fotográfica "Self Service, Escolha Seu Planeta", na Leo Burnett Brasil, patrocinador institucional do Instituto Akatu. A exposição dá continuidade ao projeto Fotografia na Leo. A agência abre o terceiro andar de sua sede em São Paulo para abrigar a oitava edição da série, que ficará em cartaz durante três meses. A curadoria é do fotógrafo Iatã Cannabrava, que reuniu em uma mostra coletiva os trabalhos de 12 fotógrafos do Banco de Imagens SambaPhoto cujo tema comum fosse sustentabilidade. A exposição pode ser visitada ...

Propaganda insustentável

Um dos desafios das empresas que comunicam seus compromissos socioambientais é a desconfiança das pessoas, por Ricardo Voltolini

No último dia 17 de abril, o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) suspendeu dois anúncios da Petrobras, de 2007, nos quais a empresa afirma ser socioambientalmente responsável. A medida atendeu a uma representação feita por organizações da sociedade civil e órgãos públicos, tendo como base os artigos do Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária que tratam, entre outros temas, de legalidade, respeito, caráter educativo, honestidade e apresentação verdadeira.

Um dos artigos utilizados para o julgamento prega o combate a anúncios que incentivam a poluição do meio ambiente. Pesou na decisão do Conar a alegação de que a Petrobrás não respeita ...

Reunião de condomínio: boa ocasião para praticar o consumo consciente

Decisões importantes podem contribuir para a redução de despesas e dos impactos ambientais do consumo nos edifícios

Muita gente tem verdadeiro horror a reuniões de condomínio. Várias vezes esses encontros são longos, arrastados e, muitas vezes, são ocasião para infrutíferos bate-bocas entre moradores. Mas você já pensou que essa reunião pode representar uma boa oportunidade para se discutir e adotar princípios de consumo consciente?

Basta refletir um pouco para perceber que o consumo de água, energia e gás de dezenas – às vezes centenas – de pessoas que vivem em um edifício acaba por provocar um impacto ambiental considerável. Isso sem mencionar o grande volume de lixo produzido diariamente, que vai emitir gases de efeito estufa ao se decompor ...

Investimento social em tempos de sustentabilidade

As práticas de RSE deixaram de lado a filantropia e trocaram-na pelo investimento social privado, por Ricardo Voltolini

No final da década de 1990, e início dos anos 2000, era comum tratar a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) como sinônimo de filantropia. Afinal, o debate sobre o tema mal se iniciara, os conceitos ainda não estavam bem delimitados e as empresas começaram a ver no núcleo “social” do novo termo o guarda-chuva ideal para abrigar os seus projetos e ações voltados para as comunidades.

No esforço de mostrar que a noção de RSE era mais ampla, e que a filantropia representava uma parte e não o todo, os porta-vozes do novo movimento passaram a dar —até involuntariamente –menos destaque, ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...