Pé menor, mas pesado

Brasileiro tem pegada ecológica inferior à média mundial, mas maior do que o recomendável

Pesquisa divulgada na primeira semana de junho, realizada pela organização não-governamental WWF Brasil em parceria com o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), mostrou que os brasileiros adotam vários comportamentos ambientalmente corretos. O estudo foi realizado com o objetivo de medir os hábitos de consumo para elaboração de indicadores da Pegada Ecológica no Brasil. Assim, acredita a WWF, podem-se identificar avanços em relação ao consumo consciente e mesmo colaborar com a concepção de políticas públicas.

Conforme o estudo, 87% dos brasileiros fecham a torneira enquanto escovam os dentes. É uma boa notícia, visto ...

Akatu marca presença na Conferência Internacional Ethos - 2008

Oficina aponta caminhos para a construção de novas pontes entre consumidores e empresas

Com o objetivo de discutir e ampliar o diálogo entre consumidores e empresas, o Instituto Akatu promoveu, durante a Conferência Internacional Ethos - 2008, a oficina “Envolvendo o Consumidor na Construção de um Mercado Socialmente Responsável”, com a participação de cerca de 150 congressistas. Realizada no Centro de Convenções do Anhembi, no dia 29 de maio, a oficina recebeu representantes de empresas de diferentes setores e estados do país, entre eles diversos Parceiros e Associados do Instituto Akatu.

No início dos trabalhos, Aron Belinky, consultor externo do Akatu, deu boas vindas aos convidados, ...

A trilha da sustentabilidade

"A evolução do conceito de sustentabilidade passa pela compreensão de um processo histórico que começou na filantropia”, por Adalberto Marcondes

A evolução do conceito de sustentabilidade passa pela compreensão de um processo histórico que começou na filantropia e evoluiu para uma permanente batalha contra todas as misérias humanas.

Alguns anos atrás uma empresa era considerada socialmente responsável apenas por cumprir a lei, pagar em dia seus impostos e gerar empregos. Além disto, ela poderia dedicar-se a ações de filantropia, onde seus recursos seriam utilizados para mitigar algum tipo de dor social. No entanto, os tempos mudam e as necessidades também. A ação humana não é mais localizada, mas tem impactos muito mais abrangentes e de alcance planetário.

Nos anos ...

Self Service, Escolha Seu Planeta

Akatu colabora com a agência Leo Burnett na organização de exposição que explora o tema da sustentabilidade

Foi inaugurada no dia 8 de maio a mostra fotográfica "Self Service, Escolha Seu Planeta", na Leo Burnett Brasil, patrocinador institucional do Instituto Akatu. A exposição dá continuidade ao projeto Fotografia na Leo. A agência abre o terceiro andar de sua sede em São Paulo para abrigar a oitava edição da série, que ficará em cartaz durante três meses. A curadoria é do fotógrafo Iatã Cannabrava, que reuniu em uma mostra coletiva os trabalhos de 12 fotógrafos do Banco de Imagens SambaPhoto cujo tema comum fosse sustentabilidade. A exposição pode ser visitada ...

Propaganda insustentável

Um dos desafios das empresas que comunicam seus compromissos socioambientais é a desconfiança das pessoas, por Ricardo Voltolini

No último dia 17 de abril, o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) suspendeu dois anúncios da Petrobras, de 2007, nos quais a empresa afirma ser socioambientalmente responsável. A medida atendeu a uma representação feita por organizações da sociedade civil e órgãos públicos, tendo como base os artigos do Código Brasileiro de Auto-regulamentação Publicitária que tratam, entre outros temas, de legalidade, respeito, caráter educativo, honestidade e apresentação verdadeira.

Um dos artigos utilizados para o julgamento prega o combate a anúncios que incentivam a poluição do meio ambiente. Pesou na decisão do Conar a alegação de que a Petrobrás não respeita ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...