Valores não se convertem em atitude

Pesquisa do Grupo Ibope indica como o setor privado incorporou valores inerentes aos negócios sustentáveis, por Rodrigo Zavala

Artigo originalmente publicado no site Envolverde.

O que significa o conceito de sustentabilidade e quais as suas implicações na vida das pessoas e das organizações empresariais? Essas questões basearam pesquisa realizada pelo Grupo Ibope, divulgada na primeira semana de agosto, que fez um diagnóstico de como o setor privado incorporou valores inerentes aos negócios sustentáveis. Resultado: embora a intenção exista, ela ainda não se converte em comportamento.

Para analisar a opinião da comunidade empresarial, o Ibope Inteligência entrevistou 537 executivos de 381 grandes empresas brasileiras. E, por meio das respostas, ...

Como anda a emergência do Capitalismo Ético no Brasil?

A economia se conecta cada vez mais com condicionalidades sociais e ambientais, por Samyra Crespo

Em artigo recente, publicado na Revista Adiante, exploramos a idéia de que o socioambientalismo – identidade requerida pelo movimento que junta militantes sociais, ambientalistas e empresários éticos, não podia ser considerado anticapitalista. Ao contrário, argumentamos, o movimento predominante no campo da sustentabilidade, isto é o mainstream, mostra um vigoroso fascínio pela idéia de que o mercado -- portanto os mecanismos econômicos --  podem contribuir com maior rapidez, escala e eficiência para que as sociedades de um modo geral, e brasileira dentro deste conjunto, possam dar as respostas que exigem os atuais desafios ...

“Nos anos 50, bastava ganhar dinheiro; hoje o foco é socioambiental", alerta Savitz

Andrew Savitz assinala as diferenças entre o modo de fazer negócios hoje e no passado na Mostra Fiesp de Responsabilidade Socioambiental

O norte-americano Andrew Savitz, sócio da PricewaterhouseCoopers e uma das maiores autoridades no campo da gestão empresarial, participou da Mostra Fiesp de Responsabilidade Socioambiental, em agosto, em São Paulo.

Ele assinalou as diferenças entre o modo de fazer negócios hoje e no passado. "Nos anos 50, esperava-se que as empresas ganhassem dinheiro e fizessem filantropia. Nos anos 70, começaram a ser incorporadas as idéias de proteger o meio ambiente e assumir uma maior responsabilidade pelos produtos. Hoje, as empresas são cobradas para que promovam a diversidade, ajudem a recuperar o meio ambiente, combatam o trabalho ...

Sustentabilidade e transparência são o caminho para o sucesso

Conclusão foi apresentada durante rodada de debates do 1º Fórum ABA de Responsabilidade Socioambiental para a Sustentabilidade

O recado foi bem claro: a empresa que não praticar boa governança, não tiver transparência nem trabalhar com ética e dentro de uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade social está fadada ao fracasso.

Os consumidores estão mais exigentes, querem mais informações, valorizam os chamados ativos intangíveis da empresa e querem ver ações reais e não apenas discurso de marketing.

Foram essas as principais conclusões apresentadas durante as quatro movimentadas rodadas de debates do 1º Fórum ABA de Responsabilidade Socioambiental para a Sustentabilidade, promovido pela Associação Brasileira de Anunciantes no mês passado, que reuniu acadêmicos, jornalistas, empresários ...

Plásticos no oceano podem contaminar animais marinhos do planeta

Resíduos plásticos são resultados de excedentes de lixo doméstico, como sacolinhas plásticas e garrafas de bebidas

Segundo pesquisa liderada e divulgada recentemente pelo professor Richard Thompson da Universidade de Plymouth, na Inglaterra, partículas plásticas conhecidas como “lágrimas de sereia” podem contribuir para a poluição dos oceanos de todo o mundo. As lágrimas de sereia são resíduos plásticos (não biodegradáveis) resultados dos excedentes de lixo industrial (redes de pesca) e doméstico (sacolinhas plásticas e garrafas de bebidas), demonstrando que o problema é causado pela forma como cada indivíduo adquire, usa e descarta produtos que contenham plástico. Ao longo do tempo esses resíduos sofrem apenas uma redução de suas dimensões físicas, mantendo ...

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Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

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