Uma visão mais crítica do mercado

Pesquisa sobre a responsabilidade social de empresas é questionada por professores da USP, que veem estudos como forma de promover a iniciativa privada

O consumidor brasileiro continua atento e sintonizado com as ações de responsabilidade social e ambiental das empresas. Esse é um dos resultados da pesquisa “Responsabilidade social das empresas – Percepção do consumidor brasileiro 2005”, divulgada no dia 20 de julho, em cerimônia realizada em São Paulo. A publicação é resultado de uma iniciativa do Instituto Akatu e do Instituto Ethos, em parceria com o instituto de pesquisa Market Analysis Brasil. Segundo a pesquisa, 60% dos entrevistados acham que as empresas devem ajudar a reduzir a distância entre ricos e pobres no País. Segundo um ...

Rua de São Paulo tem programação cultural relacionada às metas da ONU

Consumo consciente é discutido no evento, que também apresentou trabalhos desenvolvidos por outras ONGs

A Alameda das Flores, em São Paulo, serviu de palco para várias atividades relacionadas às Oito Metas do Milênio, as propostas da Organização das Nações Unidas (ONU) para cumprir metas concretas de desenvolvimento até 2015. O tema foi abordado durante todo o mês de agosto e o consumo consciente também foi lembrado. A participação do Instituto Akatu, apoiador institucional do evento, foi no dia 27, quando o tema da sustentabilidade ambiental teve destaque. Houve a exposição de banners e distribuição de materiais do Akatu na feirinha de ONGs, que, além de outros eventos e ações culturais, aconteceram aos ...

Consumo exagerado gera a escassez de água no mundo

Cecilia Ugaz, consultora do PNUD, critica o desperdício na abertura da Conferência Internacional Ethos 2006 e diz que solução está no gerenciamento

No mundo de hoje, 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água para consumo e 2 bilhões vivem sem saneamento básico, segundo a ONU. Para a consultora do Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento)  Cecilia Ugaz, o principal problema em relação à água é o mau uso que as sociedades fazem dela, o que gera sua escassez. Essa foi a principal mensagem da convidada especial da plenária de abertura da Conferência Internacional Ethos 2006, realizada na segunda-feira (19/06), no Hotel Transamérica, em São Paulo. O evento de ...

Turismo consciente leva em conta os impactos da atividade

Respeito aos direitos humanos e valorização da cultura e mão-de-obra locais estão entre os princípios éticos

Guia do Turista Reponsável

1- Seja aberto a culturas diferentes, vivenciando e respeitando as tradições e práticas sociais locais.

2. Respeite os direitos humanos. Qualquer forma de exploração vai contra os princípios básicos do turismo.

3. Ajude a conservar o meio ambiente. proteja a flora e a fauna e não compre produtos feitos a partir de plantas e animais selvagens.

4. Respeito o patrimônio artístico, arqueológico e cultural do local que visita.

5. Contribua para o desenvolvimento local, comprando o artesanato e outros produtos locais.

6. Antes de viajar, ...

Ecoturismo é alternativa para desenvolvimento sustentável

Caminhadas, passeios de observação e esportes radicais na natureza podem contribuir para a preservação ambiental

Amazônia, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica - esses são apenas alguns dos ecossitemas que compõem o mosaico natural do território brasileiro. Para conhecer a natureza mais de perto, muitas pessoas se aventuram em caminhadas, passeios de observação e até mesmo práticas de esportes radicais. O turismo ecológico - ou ecoturismo - tem potencial de crescimento de 20% ao ano no mundo (Organização Mundial de Turismo, OMT) e, se feito com consciência e responsabilidade, contribui muito para a preservação dos recursos naturais.

Para Haroldo Mattos de Lemos, do Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...