Akatu mostra como o consumo consciente ajuda a conservar a Mata Atlântica

Instituto apresenta as "Dez Atitudes de Consumo Consciente para Preservar a Mata Atlântica

10 atitudes de consumo consciente para preservar a Mata Atlântica

Compre produtos artesanais de comunidades indígenas, caiçaras e quilombolas, valorizando a sua cultura.

O que entra na floresta deve sair: não jogue lixo na natureza, o consumidor consciente cuida do destino correto dos seus resíduos.

Não compre plantas nativas da Mata Atlântica (bromélias e orquídeas) extraídas ilegalmente.

Selecione para compra apenas produtos feitos com madeira certificada.

Compre apenas palmito cultivado e registrado pelo Ibama.

Imóveis dentro de áreas protegidas não devem ser comprados.

Empresas que respeitam o meio ambiente devem ser valorizadas.

Não compre animais silvestres e denuncie seu aprisionamento e comércio ilegal.

Todo ato ...

Permacultura se apresenta como alternativa de aproveitamento sustentável do meio ambiente

Modelo de cultura permanente procura criar sistema auto-sustentável e que respeite peculiaridades de cada região

Consuma sem consumir o mundo em que vive. O slogan do Movimento Cuide pelo consumo consciente, do Instituto Akatu, pode ser usado também para sintetizar o conceito da permacultura, uma alternativa à agricultura tradicional.

Conceituada na década de 70 pelo professor universitário australiano Bill Mollison, com ajuda de David Holmgren, a permacultura parte do princípio de que toda ação do homem sobre a natureza deve estar plenamente integrada às necessidades e capacidades do meio ambiente. Isto é, produzir respeitando as particularidades ambientais e socioculturais do local.

O termo permacultura é conhecido também como agricultura permanente e foi ...

São Paulo e Califórnia fecham acordo ambiental

Pacto foi fechado durante Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Montreal, e prevê, intercâmbio de tecnologias de biocombustíveis

Comentário Akatu:O investimento em fontes não-poluentes de energia e combustível é fundamental, mas ações individuais, como usar menos o carro, fazem uma grande diferença.

José Goldemberg e Alan Lloyd, secretários do Meio Ambiente de São Paulo e a Califórnia, assinaram no último dia 5, em Montreal, no Canadá, um acordo que visa estabelecer ações conjuntas para redução das emissões de gases, com benefícios econômicos, ambientais e sociais em ambos os estados. O pacto foi fechado durante Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

O acordo prevê intercâmbio de tecnologias e experiências no setor de biocombustíveis e ...

Aquecimento pode desencadear conflitos globais, diz relatório

Estudo realizado na Austrália prevê aumento de secas, inundações e tufões, além de ampliar a incidência da malária, da dengue e da cólera

Comentário Akatu:Combater o aquecimento global é uma das prioridades desta e das próximas gerações. Faça escolhas de consumo que ajudem a preservar o meio ambiente, apóie empresas socialmente responsáveis e evite o desperdício de recursos naturais.

O aquecimento global pode provocar aumento significativo de doenças na Ásia e nos países insulares do Pacífico, provocando conflitos e fazendo milhões de refugiados, segundo um relatório preparado pela Associação Médica Australiana e pela Fundação Australiana de Conservação, divulgado na semana passada.

O texto prevê que as temperaturas médias do planeta aumentarão entre 1 e 6 graus Celsius ...

Degelo do Ártico pode ser irreversível

Imagens de satélite constatam que massas de gelo da região estão 18,2% abaixo de seus níveis médios tradicionais, o que constitui recorde

Comentário Akatu:O aumento progressivo da temperatura do planeta tem o potencial de causar transformações profundas na vida de todos. Escolhas de consumo conscientes ajudam a prevenir impactos negativos. Evite comprar mercadorias cujo modo de produção que esteja relacionado à poluição ou ao desmatamento, que proporcionam o acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera.

O derretimento de gelo ártico pode transformar em irreversível o aquecimento do planeta, o que causaria uma alta dramática do nível dos mares, advertem cientistas britânicos citados semana passada pelo jornal “The Independent”.

O efeito estufa está derretendo o gelo ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...