União Européia utiliza 17% dos recursos naturais do planeta

Pegada ecológica da Europa aumentou 70% nos últimos 40 anos; região detém apenas 7% da população mundial

Comentário Akatu:A obrigação de se desenvolver de forma sustentável é crítica nos países cuja pegada ecológica está muito além das capacidades do planeta. Mas os países em desenvolvimento, como o Brasil, também devem ter a sustentabilidade como meta. O consumidor consciente tem papel preponderante nesta história, ao consumir com responsabilidade e não desperdiçar recursos.

Com apenas 7% da população mundial, a União Europeia (UE) utiliza atualmente 17% dos recursos naturais do planeta, estima a organização ecologista World Wide Fund for Nature (WWF), no seu relatório “Europa 2005 - A Pegada Ecológica”, divulgado recentemente.

A ...

PF fecha fábrica ilegal de palmito em reserva biológica

Cerca de 30 palmeiras eram extraídas ilegalmente da Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu (RJ), por semana; produto era vendido em feiras livres

Comentário Akatu:Todo consumidor consciente se recusa a comprar produtos cuja origem é incerta. Esta é uma regra ainda mais importante quando se trata de alimentos, não apenas devido às ameaças à saúde, mas porque também podem implicar na exploração predatória da natureza, como é o caso do palmito extraído da reserva do Tinguá.

A Polícia Federal interditou uma fábrica clandestina de palmitos que funcionava dentro da Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu. Duas pessoas foram detidas no local e liberadas após prestarem depoimento. Também foram apreendidas 700 peças para a embalagem e mais de ...

Preocupação social chega às pequenas empresas

Balanços e relatórios de sustentabilidade comprovam atuação nas áreas de gestão e meio ambiente

Comentário Akatu:Práticas de responsabilidade social são um imenso diferencial num mercado em que o consumidor está cada vez mais exigente e consciente. Quando o consumidor opta por comprar produtos de empresas que realizam ações de RSE, está ajudando a construir uma sociedade que alia prosperidade econômica com justiça social.

Cada vez mais a responsabilidade social deixa de ser assunto de grandes empresas e passa a fazer parte das estratégias das pequenas e médias. Embora não disponham de muitos recursos, empregam criatividade, pensamento a longo prazo, envolvimento dos funcionários e presença nas comunidades em que atuam. 

Coordenador de rede de ONGs chama atenção para ameaças à Mata Atlântica

Apenas 7% do bioma original, que cobria 17 Estados brasileiros onde moram cerca de 70% da população do país, está preservado

Comentário Akatu:O consumidor tem papel importante na preservação ambiental. Ao escolher produtos ecologicamente corretos, como móveis feitos com madeira certificada pelo FSC (“selo verde”), e a não manter animais silvestres como bichos de estimação, manda a mensagem de que não aceita a exploração predatória de madeira ou o tráfico da biodiversidade. A melhor maneira de acabar com o comércio irresponsável é eliminar o consumo irresponsável, promovendo o consumo consciente.

A Mata Atlântica é o ecossistema mais crítico do planeta. A afirmação foi feita pelo coordenador nacional da Rede de Organizações Não-Governamentais da Mata ...

Seu dinheiro está trabalhando para quem?

Veja como o destino de suas aplicações também diz respeito ao consumo consciente

Você é um consumidor consciente e, por isso, se preocupa com os impactos causados pelos seus atos diários de consumo. Quando faz suas compras procura sempre privilegiar as empresas social e ambientalmente mais responsáveis. Faz um bom uso do seu dinheiro e gasta naquilo que realmente é necessário para a sua vida. Além disso, pensa no futuro, e coloca seus excedentes financeiros em fundos de aplicação disponíveis no mercado.

Mas você já se perguntou para onde vai o seu dinheiro quando ele é aplicado?  Você tem idéia sobre onde o banco ou a instituição financeira efetivamente coloca as suas economias para render?

Pois ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...