Efeito estufa pode transformar Amazônia em cerrado

Conferência realizada no Reino Unido prevê série de desastres naturais se o aquecimento global não foi revertido

Comentário Akatu:É essencial que todas as pessoas tomem consciência da ameaça à vida que o aquecimento global representa. O Protocolo de Kyoto é apenas um primeiro passo para tentar conter o aumento da temperatura; medidas adicionais devem ser cobradas pela sociedade.

A Amazônia pode deixar de ser uma floresta tropical para se transformar em cerrado, devido ao aquecimento global, em pouco mais de 50 anos. A possível mudança de padrão foi observada na conferência “Avoiding Dangerous Climate Change” (Evitando uma Perigosa Mudança Climática), realizada no início deste mês em Exeter, no Reino Unido.

Relatório da ONU pede maior assistência ao desenvolvimento

Países membros buscam cortar a pobreza do mundo pela metade até 2015; Nordeste brasileiro está entre as regiões mais carentes

Comentário Akatu: O cumprimento das Metas do Milênio deve ser prioridade de todos os países, de todas as empresas e de todas as pessoas. Os cidadãos conscientes estão a par destes objetivos e colaboram para que eles sejam atingidos. 
Em um esforço para assegurar o cumprimento das Metas do Milênio (também chamadas de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), o economista Jeffrey Sachs, coordenador do relatório "Investindo no Desenvolvimento: Um Plano Prático para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", recentemente divulgado, defende um aumento progressivo na assistência ao desenvolvimento. 

Com o objetivo de ...

Pirarucu converte-se em bom negócio para reserva extrativista

Criatórios naturais produzem toneladas do peixe gigante, que deixou de ser ameaçado de extinção

Comentário Akatu:Este modelo de Reserva de Desenvolvimento Sustentável é uma ótima idéia: além de impedir que importantes recursos naturais sejam exauridos, geram renda para as comunidades locais.

Pela primeira vez, Belém do Pará recebe cerca de nove toneladas de pirarucu (Arapaima gigas) originárias do sistema de manejo em criatórios naturais, sob a responsabilidade de comunidades que habitam a Reserva Extrativista de Mamirauá, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Amazonas. Trata-se de feito relevante no contexto da política de apoio às comunidades ...

Árvores transgênicas crescerão mais rápido

Sequenciamento do genoma do choupo-preto, realizado no ano passado, pode levar a árvores que produzam mais celulose, portanto, mais úteis para a indústria de papel

Comentário Akatu: os organismos geneticamente modificados (OGM), conhecidos como transgênicos, são extremamente polêmicos. Por um lado, há promessas de avanços que, em geral, levam a ganhos financeiros; por outro, o temor de que a manipulação genética cause desastres ambientais. Produtos transgênicos não devem ser cultivados sem extensos estudos de biossegurança, e o consumidor deve sempre ser informado com bastante clareza se as mercadorias nas prateleiras foram geneticamente modificadas.

Em setembro passado, um grupo de cientistas financiados pelo Departamento de Energia dos EUA anunciou ter decifrado o primeiro genoma arbóreo: o do choupo-preto (também ...

Informação para salvar o planeta

Rede clama urgência em transformar o conceito de preservar o meio ambiente em atitude do dia-a-dia

Comentário Akatu: Transformar o conceito de preservação ambiental em atitude do dia-a-dia é a principal proposta da rede  e-brigade, que traz em seu site informações interessantes sobre meio-ambiente e preservação do planeta. A prática do consumo consciente está intimamente ligada com essa filosofia e o Instituto Akatu indica o site do e-brigade como mais um bom instrumento de pesquisa e discussão.

Uma rede sem fronteiras, com notícias, fóruns, links, artigos e muito mais sobre o movimento de preservação ambiental. Eis a proposta do www.e-brigade.org, que já na introdução fala da urgência ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...