Globalização atinge em cheio a relação consumidor-empresa

Seminário mostra que consciência crítica das pessoas aumentou com revolução tecnológica

Um estudante encaminha um e-mail a poucos colegas contestando a veracidade das imagens de palestinos comemorando o sucesso dos atentados de 11 de setembro, transmitidas pelo canal americano de TV CNN. O e-mail se espalha. Duas semanas depois, a CNN vai a público para provar que as imagens eram verdadeiras. O episódio foi utilizado durante o seminário As Novas Relações de Consumo do Século 21, realizado ontem, em São Paulo, para exemplificar em que proporções a globalização da informação e a revolução tecnológica estão influenciando a relação entre consumidores e empresas.

"Hoje, qualquer ser humano ...

Energia juvenil dá o tom dos serviços

Com amplo potencial de consumo, público jovem pode ser o alvo para quem deseja abrir ou direcionar um empreendimento

Com estágios e empregos que garantem renda própria ou amparados por mesadas - e algumas vezes acumulando o dinheiro vindo dessas duas fontes -, os jovens são uma alternativa promissora como foco de um novo negócio. A diversidade de interesses desse público pode ser o norte para quem ainda avalia a abertura de um empreendimento.

O prazer no contato com a natureza, a propensão ao consumo, a preocupação com a educação e a carreira profissional são algumas das características comuns dos brasileiros com idades entre 18 e 25 anos. O comportamento deste público ...

Campanha "Faça parte da comunidade do consumo consciente"

Ideia é popularizar o conceito, que aparece em todas as relações de pessoas, empresas e governos

A campanha “Faça Parte da Comunidade do Consumo Consciente” foi realizada pelo portal de internet iG em parceria com o Akatu. Informações sobre desperdício de alimentos, consumo de água e energia, embalagens, papel de escritório, móveis, produtos de madeira, camada de ozônio e efeito estufa foram veiculadas nas áreas de comunicação interna da empresa: intranet, murais dos elevadores e corredores do edifício, cartazes nos banheiros e nos espaços para o café. Além da campanha interna com os 385 funcionários, o iG disponibiliza no canal iG Cidadania um link para o site do Akatu e informações sobre o instituto.
 
Para Sérgio ...

OMS publica o primeiro Atlas da Saúde Infantil e o Ambiente

Em todo o mundo, água e ar poluídos, além de outros riscos ambientais, matam mais de 3 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade a cada ano

Comentário Akatu: A consciência do consumidor aparece nas inúmeras decisões cotidianas que tomamos, para satisfazer nossas necessidades e desejos. Como se vê nesta matéria, decisões aparentemente banais afetam de forma dramática a vida de milhões de pessoas, em todos níveis de renda.

Enquanto a industrialização, o crescimento urbano populacional, a mudança climática, o uso crescente de produtos químicos e a degradação ambiental expõem as crianças a riscos inimagináveis há algumas gerações, são os velhos fatores básicos os responsáveis pela morte da maioria das crianças: água de má qualidade, falta de saneamento básico, malária e poluição ...

Programa incentiva plantio florestal para geração de energia

O programa de reflorestamento PropFlora vai financiar o plantio de espécies exóticas, como o eucalipto, para preservar as matas nativas

Comentário Akatu:todo produto embute os recursos naturais e a energia empregados na sua fabricação. É importante que o consumidor consciente preste atenção à forma de produção e possa valorizar iniciativas como o PropFlora, um programa de reflorestamento que vai passar a financiar o plantio de florestas para geração de energia, evitando a derrubada das matas nativas.

Para ampliar o estímulo ao plantio de florestas e a recuperação de áreas degradadas em todo o país, o PropFlora (Programa de Plantio Comercial de Florestas) passará a financiar também a cultura de espécies exóticas para a geração de energia. O ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...