Helio Mattar participa Fórum Econômico Mundial

Presidente do Instituto Akatu fará palestra sobre como a responsabilidade social pode contribuir para que as corporações reconquistem a confiabilidade do público

Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente, está em Davos, onde participa do Fórum Econômico Mundial como representante da entidade suíça Schwab Foundation. Ele fará palestra sobre os escândalos que envolveram as grandes empresas no último ano e como a responsabilidade social pode contribuir para que estas corporações reconquistem a confiabilidade da opinião pública.

Mattar participará também de sessão fechada com 20 representantes de Fundações de várias partes do mundo para debater os rumos do Fórum Econômico. A agenda da viagem inclui ainda um encontro com o presidente Luís Inácio Lula da Silva no ...

Marketing Simplificado

O marketing ganhará uma nova simplicidade e assumirá um novo papel de líder e integrador da gestão da organização, por Ricardo Guimarães

Quantos tipos de marketing você conhece? Marketing de Relacionamento, Marketing de Incentivo, Endomarketing, Marketing de Atitude, Marketing Social, Marketing Cultural, Marketing Emocional, Marketing Experiencial, Marketing Pós-Moderno, sem mencionar as tantas especializações que vão de Marketing Industrial passando pelo Marketing de Nicho até o Marketing Religioso.

A quantidade de qualificações e especializações do marketing cresceu demais. E é sintoma da necessidade de uma profunda releitura da realidade do mercado e de uma fria análise do instrumental do marketing quanto a sua adequação para lidar com essa realidade. A dura verdade: o simples e bom marketing não ...

Pequena empresa tem responsabilidade social?

A responsabilidade social das empresas vem se confirmando como uma tendência pós-globalização que se estende também às pequenas empresas

"A diferença entre o homem e a máquina é que para o homem existe um talvez"
Mário Quintana

Este artigo defende que a responsabilidade social das empresas vem se confirmando como uma tendência pós-globalização e que esta se estende também às pequenas empresas. Ao mercado foi delegada total liberdade de ação, reservando ao Estado apenas a função reguladora. Tal autonomia, sem regras e definição de compromissos, vem resultando no aumento das desigualdades sociais, expondo milhares de pessoas a condições socioeconômicas muito desfavoráveis.

Diante dessas contradições, estamos descobrindo o valor das parcerias: poder público, iniciativa privada e sociedade. Para se alavancar os ...

Responsabilidade social, trabalho voluntário e comunidade

O voluntariado, se realmente disseminado, poderá construir uma teia de relações a partir de situações-problema localizadas

Na atualidade, o trabalho voluntário tem sido valorizado em várias instâncias. Neste ínterim, a Organização das Nações Unidas (ONU) não declarou simplesmente o ano do voluntariado em 2001; atendeu a demandas sociais pela promoção da ação voluntária, que, no Brasil, se solidificam já há alguns anos em reportagens na mídia, em cursos de voluntariado, na promulgação da “Lei do Voluntariado” (Lei Federal 9608/98) e em atividades associadas à responsabilidade social de empresas.

No que concerne à responsabilidade social empresarial, embora tenha surgido recentemente como denominação, é possível afirmar que esta intensificou-se, no contexto brasileiro, a partir da década de 80, com estratégias ...

A ética nas relações empresariais brasileiras

A verdade é que a consciência ética das grandes organizações ainda não atingiu os relacionamentos dessas entidades com seus funcionários e fornecedores

A ética, preocupação crescente dos seres humanos nesse início de século, se aplica a todas as relações humanas. Os princípios éticos se aplicam desde as relações desenvolvidas na família, na comunidade, na sociedade, na política, até aquelas que têm como uma das partes as organizações criadas pela humanidade, sejam elas instituições governamentais, sejam as privadas, destacando-se dentre essas últimas as empresas.

No setor privado o tema ganha particular importância nos relacionamentos mantidos pelas organizações empresariais, sejam eles internos, estabelecidos entre as empresas e seus administradores e empregados, sejam eles externos, dessas mesmas entidades com os seus clientes e fornecedores de bens e ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...