O modelo de gestão empresarial e a responsabilidade social

Ao se organizar para um trabalho social, as empresas devem estabelecer um foco, por Elcio Anibal de Lucca

Há muito as empresas buscam modelos para definir suas atuações e estabelecer programas próprios no âmbito da responsabilidade social. Cabe destacar que as bem sucedidas experiências empresarias destacadas pela mídia, sobretudo durante todo o Ano Internacional do Voluntariado, ampliaram a conscientização de que as empresas são agentes determinantes na iniciativa de se atenuar as diferenças sociais.

Ao se organizar para um trabalho social, as empresas devem estabelecer um foco, pois suas atitudes não devem ter como objetivo (ou pretensão) a substituição das empreitadas de porte macro - que são obrigação do Estado-, devem representar uma ...

Educação que transforma o ato de consumo em um ato de cidadania

A Escola Viva, desde sua origem, tem destacado a importância da interação da criança com a natureza, por Célia Tilkian

Há doze anos trabalhamos a Educação Ambiental em um projeto fundamentado em quatro eixos principais. O primeiro deles é a formação continuada dos professores e dos profissionais envolvidos no processo educativo, efetuada de maneira sistemática e que pressupõe, no caso dos professores, tanto os conteúdos conceituais necessários para o desenvolvimento de um projeto, quanto as práticas metodológicas.

Os eixos seguintes são a coleta seletiva de lixo, a organização do espaço interno – "o quintal da escola" – e, por último, o planejamento pedagógico do tema.

Começando com os pequenos – A conscientização do respeito à natureza ...

Helio Mattar participa Fórum Econômico Mundial

Presidente do Instituto Akatu fará palestra sobre como a responsabilidade social pode contribuir para que as corporações reconquistem a confiabilidade do público

Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente, está em Davos, onde participa do Fórum Econômico Mundial como representante da entidade suíça Schwab Foundation. Ele fará palestra sobre os escândalos que envolveram as grandes empresas no último ano e como a responsabilidade social pode contribuir para que estas corporações reconquistem a confiabilidade da opinião pública.

Mattar participará também de sessão fechada com 20 representantes de Fundações de várias partes do mundo para debater os rumos do Fórum Econômico. A agenda da viagem inclui ainda um encontro com o presidente Luís Inácio Lula da Silva no ...

Marketing Simplificado

O marketing ganhará uma nova simplicidade e assumirá um novo papel de líder e integrador da gestão da organização, por Ricardo Guimarães

Quantos tipos de marketing você conhece? Marketing de Relacionamento, Marketing de Incentivo, Endomarketing, Marketing de Atitude, Marketing Social, Marketing Cultural, Marketing Emocional, Marketing Experiencial, Marketing Pós-Moderno, sem mencionar as tantas especializações que vão de Marketing Industrial passando pelo Marketing de Nicho até o Marketing Religioso.

A quantidade de qualificações e especializações do marketing cresceu demais. E é sintoma da necessidade de uma profunda releitura da realidade do mercado e de uma fria análise do instrumental do marketing quanto a sua adequação para lidar com essa realidade. A dura verdade: o simples e bom marketing não ...

Pequena empresa tem responsabilidade social?

A responsabilidade social das empresas vem se confirmando como uma tendência pós-globalização que se estende também às pequenas empresas

"A diferença entre o homem e a máquina é que para o homem existe um talvez"
Mário Quintana

Este artigo defende que a responsabilidade social das empresas vem se confirmando como uma tendência pós-globalização e que esta se estende também às pequenas empresas. Ao mercado foi delegada total liberdade de ação, reservando ao Estado apenas a função reguladora. Tal autonomia, sem regras e definição de compromissos, vem resultando no aumento das desigualdades sociais, expondo milhares de pessoas a condições socioeconômicas muito desfavoráveis.

Diante dessas contradições, estamos descobrindo o valor das parcerias: poder público, iniciativa privada e sociedade. Para se alavancar os ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...