Responsabilidade social, trabalho voluntário e comunidade

O voluntariado, se realmente disseminado, poderá construir uma teia de relações a partir de situações-problema localizadas

Na atualidade, o trabalho voluntário tem sido valorizado em várias instâncias. Neste ínterim, a Organização das Nações Unidas (ONU) não declarou simplesmente o ano do voluntariado em 2001; atendeu a demandas sociais pela promoção da ação voluntária, que, no Brasil, se solidificam já há alguns anos em reportagens na mídia, em cursos de voluntariado, na promulgação da “Lei do Voluntariado” (Lei Federal 9608/98) e em atividades associadas à responsabilidade social de empresas.

No que concerne à responsabilidade social empresarial, embora tenha surgido recentemente como denominação, é possível afirmar que esta intensificou-se, no contexto brasileiro, a partir da década de 80, com estratégias ...

A ética nas relações empresariais brasileiras

A verdade é que a consciência ética das grandes organizações ainda não atingiu os relacionamentos dessas entidades com seus funcionários e fornecedores

A ética, preocupação crescente dos seres humanos nesse início de século, se aplica a todas as relações humanas. Os princípios éticos se aplicam desde as relações desenvolvidas na família, na comunidade, na sociedade, na política, até aquelas que têm como uma das partes as organizações criadas pela humanidade, sejam elas instituições governamentais, sejam as privadas, destacando-se dentre essas últimas as empresas.

No setor privado o tema ganha particular importância nos relacionamentos mantidos pelas organizações empresariais, sejam eles internos, estabelecidos entre as empresas e seus administradores e empregados, sejam eles externos, dessas mesmas entidades com os seus clientes e fornecedores de bens e ...

Reflexões sobre ética e responsabilidade

Um mundo novo só será possível por meio da adoção de diferentes valores, que por sua vez motivarão transformações na conduta da sociedade

Serão a ética e a responsabilidade elementos de um novo paradigma, que vem substituir um outro superado, cujas leis já não satisfazem, não são suficientes para explicar a realidade de fatos observados pelos cientistas? Não se trata disso, apesar de não se poder negar que é crescente a atenção e o espaço em artigos, livros, seminários, conferências em todo o mundo, dedicados ao aprofundamento sobre os temas em questão. Por outro lado, podemos afirmar que já ocorrem transformações de uma parte ainda pequena da sociedade, em diversas partes do mundo, e quase todas as áreas de atuação, que adotam um novo ...

COEP, Instituto Akatu e Instituto Ethos celebram acordo de cooperação contra a pobreza

Luta esta no cerne de é um dos três pilares para um país mais sustentável, a justiça social

O Instituto Ethos assinou hoje, às 12h30, com o Instituto Akatu, acordo de cooperação com o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep), sediado no Rio de Janeiro. O acordo visa fortalecer a área de atuação das três entidades para ampliar a divulgação do debate sobre as questões referentes ao combate à pobreza.

O acordo surge no momento em que a sociedade brasileira busca encontrar alternativas, através da solidariedade e da união de esforços, para combater os graves problemas sociais que excluem da vida nacional um grande contingente da população.

O COEP é uma rede nacional de mobilização social ...

O verdadeiro e o falso marketing social

A expressão marketing social passou a ser empregada para designar noções bem distintas, o que gera confusão quando se fala sobre marketing no terceiro setor

Nos últimos anos, a expressão marketing social passou a ser empregada para designar noções bastante distintas — o que gerado uma certa confusão quando se fala sobre marketing no terceiro setor. Há uma quantidade crescente de noções que, devido à incompreensão, à falta de clareza ou, ainda, a determinados interesses têm sido utilizadas de forma indiscriminada

O crescimento do terceiro setor e a "descoberta do social" por algumas empresas, que passaram a valorizar explicitamente uma atuação socialmente responsável explicam, em parte, esta abundância de termos e expressões. Em meio a esta mixórdia de expressões, alguns acadêmicos e consultores têm buscado resgatar as ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...