Propaganda para ser levada a sério

Agora consumidor tem instrumentos para denunciar empresa que não cumprir com verdade, exatidão e clareza sobre ações e produtos sustentáveis

Segundo o Conar, os anúncios devem refletir a responsabilidade do anunciante para com o meio ambiente e a sustentabilidade e levar em conta os seguintes princípios:

1. Concretude
Toda alegação de benefícios socioambientais deve corresponder a práticas concretas. A publicidade de condutas sustentáveis e ambientais deve ser antecedida pela efetiva adoção ou formalização da postura anunciada.

2. Veracidade
As informações e alegações veiculadas deverão ser verdadeiras, passíveis de verificação e de comprovação. Mais detalhes sobre as práticas apregoadas devem estar disponíveis em outras fontes e materiais, tais ...

Emenda ao estatuto da publicidade detalha princípios

Anexo U do artigo 36 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária entra em vigor dia 1º de agosto

Acréscimo ao código da propaganda brasileira esclarece diferenças entre publicidade “da” e “para” a responsabilidade socioambiental; define publicidade de marketing de causas e entra em vigor em 1º de agosto com seguinte texto:

Apelos de sustentabilidade
É papel da Publicidade não apenas respeitar e distinguir, mas também contribuir para a formação de valores humanos e sociais éticos, responsáveis e solidários.
O Conar encoraja toda Publicidade que, ao exercer seu papel institucional ou de negócios, também pode orientar, desenvolver e estimular a sociedade objetivando um futuro sustentável.

Regra ...

Uso eficiente de recursos combate pobreza na América Latina, diz Pnuma

Cidadão deve contribuir no processo praticando o consumo consciente e exigindo dos governos políticas públicas sustentáveis

O uso mais eficiente dos recursos naturais por parte dos governos e do setor privado na América Latina (AL) levaria a região a alcançar uma produção sustentável, especializada, competitiva e com maior e melhor inserção dos países locais no mercado internacional. Isso reduziria a pobreza e as desigualdades sociais e econômicas na região.

Esta é a conclusão do relatório “O uso eficiente de recursos na América Latina: perspectivas e implicações econômicas”, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), apresentado na sexta-feira (17/6), na cidade de ...

Sustentabilidade e cuidado, um caminho a seguir

Ambas devem ser assumidas conjuntamente para impedir que a crise se transforme em tragédia

Comentário Akatu: O consumir consciente é a forma mais próxima de todo nós para a aplicação cotidiana da sustentabilidade e do cuidado comentados por Boff. Quando escolhemos produtos que são mais cuidadosos com o meio ambiente e a sociedade, nós seguimos girando a roda da economia, mas a partir de uma reflexão ética. Escolher assim é ser consciente de que consumir pode ser um ato de compromisso com a vida no planeta e de garantia de recursos para as próximas gerações.

 

Há muitos anos, venho trabalhando sobre a crise de civilização que se ...

A nova liderança do feminino e o modelo da parceria

Quando se investe na saúde, na educação e na geração de renda das mulheres, as crianças são mais saudáveis

Comentário Akatu: Assim como a viabilidade econômica e o cuidado com o meio ambiente, a justiça social é um dos pilares da sustentabilidade. Ter atitudes que valorizem o bem-estar, reforçando os laços e as relações entre as pessoas, é estar na vanguarda da sustentabilidade. Neste sentido, é importante, sim, observar a igualdade de gênero, a valorização do feminino na sociedade e o que ela representa, a maior afetividade nas relações, traço característico das mulheres na sociedade ocidental. Assumir estas características é valorizar o que há de mais humano. Dentro de ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...