Ofereça a seu pai uma dica por um planeta mais sustentável

Na semana que antecede o Dia dos Pais, o Akatu Mirim publica sugestão de consumo consciente de crianças para seus pais; veja as que já estão no ar

“Pai, será que nós podemos ter uma sacola retornável e não gastar sacos plásticos? Sabia que eles demoram 500 anos na natureza para se decompor?”; “Pai, vamos fazer um programa diferente no seu dia? Que tal deixar o carro em casa e passear de bike desde cedo? Podemos andar na ciclovia e depois almoçar no seu restaurante preferido”.

Estas são algumas das sugestões publicadas pelas crianças no site do Akatu Mirim. Lá, já estão disponíveis para leitura diversas dicas práticas de consumo consciente que ajudam os pais a economizar recursos naturais, ...

Eco-cooperação: a sustentabilidade em rede

Se nos anos de 1990 ganhou força a noção de “qualidade por toda a empresa”, mais forte é a atual convicção de que sustentabilidade é questão para toda a empresa

Comentário Akatu: As empresas e seus stakeholders passaram a reconhecer que é preciso criar formas de produzir, que sejam sustentáveis. A inovação é o caminho para a permanência das corporações nesta nova sociedade e, ao mesmo tempo, a solução para seguirem competitivas no mercado. Cada vez mais, os consumidores conscientes de seu poder de escolha têm se mostrado os agentes capazes de transformarem empresas e negócios, exigindo posturas que tornem viável um futuro sustentável para toda a sociedade.

A corresponsabilidade dos diversos Estados, empresas, terceiro setor e cidadãos acentua-se na análise ...

Diretor-presidente do Akatu será palestrante da Conferência Ethos

Evento que vai contribuir para a Rio +20 terá Helio Mattar na discussão sobre novos padrões de produção e consumo para a sustentabilidade

A edição 2011 da Conferência Ethos, que será realizada nos dias 8 e 9 de agosto, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo, vai debater as etapas para se alcançar uma economia verde, inclusiva e responsável por parte de empresas, governos e sociedade. Preparada com a participação conjunta de 35 organizações, entre elas o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, o objetivo dos organizadores é elaborar uma agenda de propostas e reflexões que contribuirá para as discussões da Rio +20, evento organizado pela ONU para o ano que vem.

Composta por 14 ...

Conar define normas para combater “greenwashing” na propaganda

Objetivo é evitar publicidade enganosa de produtos comuns como se fossem “verdes”; medida já vale

Greenwashing é um termo em inglês, que pode ser traduzido para algo como “maquiagem verde”, ou seja, propaganda enganosa que confere atributos “verdes” que não existem ou não estão comprovados a produtos, serviços ou marcas.

E é o greenwashing que uma nova medida do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pretende combater de forma a evitar que o consumidor seja enganado por informações falsas ou exageradas relativas a produtos ou serviços supostamente “verdes” e a empresas com práticas supostamente sustentáveis.

Desde o início de agosto, a ...

Amizade: consumir sem moderação todo dia

Amor, afeto, alegria, carinho, compaixão, justiça, respeito e sensibilidade são alguns dos prazeres da vida que quanto mais “gastamos”, mais se multiplicam

Na quarta-feira, 20 de julho, celebrou-se o Dia Internacional da Amizade. Excepcionalmente para marcar a data, o Akatu –que trabalha pela consciência no consumo – recomendou o consumo exagerado do amor, afeto, carinho, respeito, alegria, compaixão, delicadeza, justiça, e sensibilidade.

São prazeres da vida que, felizmente, quanto mais consumimos, mais se multiplicam. E, uma sociedade só pode ser sustentável se a amizade entre as pessoas for alimentada por esses sentimentos, gestos e valores, defende Camila Melo, gerente de programas de educação do Instituto Akatu.

“Precisamos ser capazes de ...

Destaques

Categorias

Teste do Consumo Consciente

 

 

Você sabe como seu poder  de consumidor pode influenciar a sua vida e de todo o planeta?

 

O Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu responde a essa pergunta. Ele é uma ferramenta que avalia o grau de consciência de pessoas ou comunidades quando consomem e oferece caminhos para que todos possam se tornar consumidores mais conscientes, numa jornada em busca do bem-estar para você, a sociedade e toda a vida no planeta.

Descubra que tipo de consumidor você é!

 

Fechar

Esqueci minha senha

Digite seu e-mail e clique em "Procurar" para recuperar sua senha.
Sua senha foi enviada para o e-mail informado.
Não encontramos seu e-mail em nossos registros. Se você não tem uma conta Akatu, cadastre-se aqui.
Ocoreu um erro inesperado. Por favor, tente mais tarde.
enviando...