loader image
14.08.14 às 11:40

Construção de escolas sustentáveis é foco de oficina para educadores em São Paulo

Instituto Akatu e Grupo Educação e Sustentabilidade realizam oficina de criação de projetos em sustentabilidade durante a Virada Sustentável
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Foto: Silvia Sá, gerente de Educação do Instituto Akatu – Crédito: Hoana Gonçalves

 

O Instituto Akatu e o Grupo Educação e Sustentabilidade realizam a oficina “Construindo escolas sustentáveis (na prática)” no dia 31/08, das 10h às 15h, na Biblioteca de São Paulo, como parte da programação da Virada Sustentável. Os participantes da oficina poderão criar projetos em sustentabilidade para suas próprias instituições, a partir de metodologia já testada em escolas. A oficina também facilitará o acesso ao Edukatu – Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente – para que os projetos, trocas e aprendizados produzidos durante o encontro possam ser continuados.

O Grupo Educação e Sustentabilidade, formado pelos educadores Daniela Maria Bertero Coccaro e Edson Grandisoli, fará ainda com que os participantes tenham contato com casos reais de ações desenvolvidas no Ensino Básico, aplicáveis em instituições de diferentes níveis e realidades. “O objetivo maior da oficina é que cada participante saia desse processo com uma proposta personalizada para ser aplicada em sua instituição, respeitando suas características e realidade”, afirma Daniela. “Construir uma escola mais sustentável é pensar no espaço, na gestão e no currículo, bem como garantir a participação de toda a comunidade nesse processo de transformação”, completa Grandisoli.

Para Silvia Sá, gerente de Educação do Instituto Akatu, a atividade permite que educadores possam experimentar a criação de projetos com quem já vem realizando ações nessa área. E isso fortalece ainda mais o espírito de colaboração da Virada Sustentável. “Os participantes da oficina poderão ainda ingressar no Edukatu e contar com o apoio de toda a rede de aprendizagem para executar sua ideia”, afirma Silvia.

A oficina oferece 20 vagas para educadores. A atividade é gratuita e para participar basta preencher o formulário, clicando aqui. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrições. No almoço, será realizado um piquenique comunitário com os participantes.

Oficina Construindo escolas sustentáveis (na prática)
31/08, das 10h às 15h, na Biblioteca de São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana (Metrô Carandiru)
Mapa: http://goo.gl/maps/zWtd7
O Instituto Akatu e Grupo Educação e Sustentabilidade realizam oficina de projetos em sustentabilidade com professores.
Para se inscrever, basta preencher o formulário da oficina Construindo escolas sustentáveis (na prática)

Saiba mais sobre os realizadores:

Daniela Maria Bertero Coccaro
Mestre em Tecnologia Nuclear e Biomonitoração Ambiental pela Universidade de São Paulo. Professora de Química e Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa para Sustentabilidade (NEPS) no Colégio Lourenço Castanho.

Edson Grandisoli
Doutorando em Educação e Sustentabilidade pelo Programa de Ciências Ambientais (Procam-USP). Bacharel, Licenciado em Ciências Biológicas e mestre em Ecologia de Ecossistemas Aquáticos e Terrestres pela Universidade de São Paulo (USP). Consultor na área de Educação Ambiental para a Sustentabilidade em escolas públicas e particulares, participando da concepção e desenvolvimento de programas na Mata Atlântica, em ecossistemas litorâneos e na Amazônia. Diretor pedagógico da Escola da Amazônia, professor de Biologia e autor de coleções de livros didáticos, paradidáticos e infantojuvenis.

Silvia Sá
Gerente de educação do Instituto Akatu, é responsável pelos projetos de educação para o consumo consciente junto às empresas, grande público e com escolas de ensino fundamental (Projeto Edukatu). Psicóloga e psicanalista de formação, com MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA – Fundação Instituto de Administração, também é docente da Pós-graduação “Projetos Sociais: Gestão e Perspectivas” do Senac nas disciplinas redes sociais e gestão de aprendizagem.

Leia mais:

Instituto Akatu participa da 4ª edição da Virada Sustentável

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também