loader image
26.09.12 às 12:33

Dia Mundial Sem Carro: o espaço público é das pessoas

Instituto Akatu participa da Praia na Paulista, que reuniu organizações e indivíduos para celebrar a data; mobilidade urbana e ocupação de espaços públicos foram foco das atividades realizadas
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Novo modelo de mobilidade urbana e retomada do uso de espaços públicos por pessoas. Esse foi o mote da Praia na Paulista, ação realizada no dia 22 para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, em São Paulo. Mais de 1000 pessoas estiveram na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, aproveitando apresentações artísticas, atividades, jogos, brincadeiras, espaços para descanso e interação. Cadeiras de praia, cangas, boias, guarda-sóis fizeram parte dos acessórios do público que participou da ação.

Além de pedir para que as pessoas deixassem o carro em casa, quem participou desta e de outras atividades da Semana da Mobilidade (como a Vaga Viva) também quis chamar atenção do poder público, exigindo melhores condições de transporte coletivo e melhor infraestrutura para pedestres e ciclistas. “Não somos contra o carro. Mas queremos mais espaço para pedestres, bicicletas e transporte coletivo – que no nosso entender deveria ser priorizado. Quanto mais opções as pessoas tiverem para se locomover, mais escolhas conscientes de consumo podem fazer”, ressalta Juliano Mendonça, assessor técnico do Instituto Akatu. “Ações como esta, de pessoas e para pessoas, podem mudar especialmente a relação que temos com a cidade. Essa retomada do espaço público permite interação. É por meio dela que valorizamos mais emoções, ideias e experiências do que a satisfação que muitas vezes se busca com o consumo de produtos e serviços”, completa.

Cerca de 12 pessoas estiveram interagindo com a equipe do Akatu durante quase duas horas a partir do Jogo da Carta da Terra, que convida os participantes a conversarem sobre questões de sustentabilidade do planeta. O grupo era em sua maioria formado por funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e estudantes de pós-graduação em Planejamento de Mobilidade Urbana, curso oferecido pela Uninove.

Veja alguns registros da Praia na Paulista. Veja mais fotos.

 

 

 

Veja mais fotos.

 

Leia também:
Vaga Viva 2012: veja fotos do Varal de Ideias do Akatu

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também