loader image
30.07.14 às 10:35

Em agosto, Edukatu realiza oficinas em Roraima com ajuda de mais de 80 benfeitores

Oficinas de capacitação para professores são viabilizadas por meio de financiamento coletivo. Projeto do Instituto Akatu firma parceria com secretaria de educação do estado
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

Nos dias 11 e 12 de agosto o Edukatu, rede de aprendizagem para o consumo consciente do Instituto Akatu, realizará quatro oficinas de capacitação de professores para o uso da plataforma em Boa Vista (RR). Com isso, o Edukatu sela parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto de Roraima, que mobilizará professores da rede pública para utilização da plataforma como recurso educacional, incluindo-a com indicação ao plano pedagógico dos professores. As atividades serão realizadas no laboratório de Educação à Distância da Universidade Federal de Roraima.

Para Silvia Sá, Gerente de Educação do Instituto Akatu, as oficinas serão um processo riquíssimo de troca de experiências para a rede. Uma delas será realizada com professores indígenas. “O Edukatu tem muito a construir com a comunidade escolar de Roraima. Queremos fazer a rede cada vez mais forte unindo professores e alunos de todos os cantos do país. Estar em contato presencial e pela rede com quem faz a educação acontecer fora dos grandes centros urbanos contribui para que o consumo consciente e a sustentabilidade sejam fortalecidos por diferentes olhares. Além disso, faz o Edukatu ganhar escala e aumenta o potencial de transformação nas localidades”.

“A parceria entre o Edukatu e a Secretaria enriquece as ações de Educação Ambiental realizadas no estado”, afirma Tácio Raposo, chefe da Divisão de Educação Ambiental (DIAB), da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) de Roraima. “Várias escolas estaduais já vêm se destacando pela realização de projetos para evitar desperdício da água, implantar hortas escolares, preservar patrimônio público, proteger rios e igarapés, criar e manter jardins. Com o Edukatu, professores e alunos poderão construir seus projetos cada vez mais conectados com outras experiências inovadoras”, completa.

Experiência com financiamento coletivo

Para fazer esta iniciativa acontecer, o Instituto Akatu arrecadou R$ 20.780,00 por meio da campanha Edukatu Mobiliza Roraima – realizada em uma plataforma de crowdfunding, também conhecido por financiamento coletivo. A chamada para contribuições ficou aberta entre 12 de junho e 12 de julho e, com a adesão de 83 pessoas, alcançou mais do que a meta de R$ 15 mil estabelecida inicialmente.

“Ficamos muito felizes com o grande sucesso da primeira experiência do Akatu com o financiamento coletivo e com o envolvimento das pessoas que contribuíram para fazer o Edukatu chegar até Roraima e que divulgaram a mobilização. Sem a doação dessas pessoas, as oficinas não aconteceriam”, comemora Claudio Tieghi, Gerente de Desenvolvimento de Parcerias do Instituto Akatu. Desde 2013, o Instituto Akatu vem investindo na diversificação das formas de captação de recursos para a realização de seus projetos, contando também com a contribuição de pessoas físicas. Assim abriu a quem quiser a possibilidade de colaborar com as ações transformadoras que a organização realiza.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também