loader image
21.03.14 às 12:37

Exploração Sem Regras

Filme Figurões documenta o forte impacto da exploração norte-americana do petróleo em países africanos
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Figurões é um documentário que se desenrola como um thriller político: ele acompanha a atuação de uma pequena start-up norte-americana que descobriu, pela primeira vez, petróleo na costa de Gana, na África. E aí uma grande e intrincada teia de questões políticas, empresariais e legais se forma, deixando claro que cada um dos “figurões” do título quer deixar os milhões de dólares a serem gerados mais próximos dele mesmo.

Outra questão analisada é a de como uma economia globalizada do petróleo tende a não contribuir para a prosperidade das áreas que explora. Em paralelo à situação de Gana, o filme mostra como o mesmo tipo de indústria gerou uma crise na Nigéria, onde a atuação estrangeira se tornou uma vasta área para corrupção política, além de ter gerado indiretamente a criação de grupos rebeldes que tentam dominá-la com força armada.

Figurões também expõe a pressão exercida por grandes quantias de dinheiro. Tanto em Gana quanto na Nigéria, a sensação de fragilidade da situação é intensa. Nos Estados Unidos, investidores da start-up a pressionam por resultados – mesmo que os interesses dos políticos dos países africanos sejam ignorados. E em meio a isso, as populações locais sofrem com todas as desvantagens desse tipo de exploração, mas recebem pouquíssimo investimento com os dólares gerados.

A lição que o filme – coproduzido por Brad Pitt – deixa é assustadora. Quando fortunas estão em jogo, não há leis ou ações políticas severas o suficiente para regulamentar a atuação de grandes empresas. O jogo passa a ser controlado por figuras muito maiores e inabaláveis.

Figurões será exibido na programação da 3ª Mostra de Ecofalante de Cinema Ambiental, nas seguintes datas e locais: sábado (22 de março), no Reserva Cultural, às 21h; domingo (30), no Centro Cultural São Paulo, às 16h.

. : LEIA MAIS ; ESPECIAL 3ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL : .

Sobre a 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Confira a programação completa

Lamento dos Camponeses ; Resenha – Pressão no Campo

A Escala Humana ; Resenha – Reformatando Cidades

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também