loader image
04.10.18 às 16:09

Frutas da estação: conheça os alimentos de outubro e prepare uma deliciosa receita com jabuticaba

Dê preferência àqueles que estão na sua safra natural, pois estão mais saborosas, nutritivos e são produzidos com menor impacto ambiental

Por conta do uso de técnicas de produção agrícola, que envolve estufas, sementes modificadas e maior uso de pesticidas e fertilizantes, testemunhamos que uma grande variedade de frutas, legumes e hortaliças pode ser encontrada nas feiras e nos supermercados durante o ano todo.

Contudo, cada alimento possui um ciclo natural de crescimento e de amadurecimento, já que cada planta depende de específicas e diferentes condições climáticas para se desenvolverem  e florescerem. O ideal é consumir esses produtos em sua safra natural, quando estão mais nutritivos, saborosos, abundantes e, consequentemente, mais baratos.

Optar pelo consumo das “frutas da estação” contribui para a redução do impacto ambiental, uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor e o desperdício de produtos durante o seu transporte (já que, por exemplo, é possível consumir alimentos de época da sua região sem precisar esperar que venham transportados de outros Estados, correndo o risco de, dentre outras coisas, estragar durante o percurso).

Se você vive na região Sudeste, aproveite a estação das amoras para preparar uma refrescante mousse de jabuticaba:

Mousse de Jabuticaba 

Foto: Reprodução/Tempero Alternativo

Ingredientes:
3 xícaras de jabuticaba
2 xícaras de água
2 xícaras de leite de coco
1/2 xícara de amido de milho
2/3 xícara de açúcar cristal (ou demerara)

Preparo:
1- Coloque as jabuticabas e a água numa panela e leve para cozinhar. Quando as cascas de todas as frutas se romper, desligue o fogo.
2- Transfira o suco para um recipiente passando por uma peneira, esmague bem as frutas para sair a polpa. Irá render aproximadamente 2 xícaras de suco.
3- Numa panela, adicione o suco de jabuticaba, o leite de coco, o amido de milho e o açúcar cristal. Misture bem até o amido de milho dissolver e ficar homogêneo.
4- Leve ao fogo médio e mexa sem parar até engrossar.
5- Transfira para um recipiente e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois leve a geladeira por aproximadamente 4 horas, ou até a musse ficar gelada e consistente.

*Receita retirada do site Tempero Alternativo

Veja, a seguir, uma lista de legumes, hortaliças e frutas que geralmente apresentam boa colheita no mês de outubro na região Sudeste. Vale considerar que isso pode mudar se houver variações climáticas, entre outros fatores.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também