loader image
22.12.16 às 11:25

20 dicas para se tornar um consumidor consciente nas férias de verão

Escolher hospedagens que tenham responsabilidade socioambiental, não jogar lixo na praia e evitar o desperdício de comida são atitudes de um turista consciente

Preparativos para a viagem

Já planejou suas férias de verão? Na praia ou no campo, em todos os lugares é possível praticar o consumo consciente, se divertindo e com muita alegria. Veja aqui 20 dicas que o Instituto Akatu preparou e que você poderá seguir com facilidade.

1. Planeje seus gastos. Faça um orçamento de viagem que seja compatível com suas possibilidades, incluindo gastos com pequenas despesas e eventual compra de presentes. Não ultrapasse o planejado, tomando cuidado especial com o uso de cartões de crédito para evitar fazer dívidas.

2. Procure informações e dê preferência a hotéis e pousadas com práticas comprovadas de responsabilidade socioambiental antes de escolher onde se hospedar. Já no local, veja se elas fazem mesmo o que falam. Se não for verdade, use as redes sociais para contar sua experiência pela internet. Caso não seja fornecido determinado produto ou serviço, informe-se por meio de instituições como Idec e Proteste, ou procure os órgãos oficiais como o Procon. Outra opção é utilizar serviços de hospedagem compartilhada.

3. Outro critério importante na escolha da hospedagem é verificar se ela é próxima aos locais que deseja conhecer. Assim você economiza em transporte e diminui a emissão de poluentes e de gases de efeito estufa (GEE), que contribuem para o aquecimento global e as Mudanças Climáticas.

4. Leve o mínimo de bagagem possível.  Desse modo fica mais fácil deslocar-se em veículos pequenos, utilizar ônibus e trens, andar de bicicleta ou a pé. Ao fazer as malas, pense em roupas que combinem entre si e dê preferência àquelas que não precisam ser passadas, assim você reduz a quantidade de bagagens e o consumo de energia.

5. Leve uma sacola retornável dobrável. Ela será útil para fazer compras e levar coisas à praia, ao campo ou em visitas a cidades.

6. Antes de viajar, desligue tudo da tomada: cafeteiras, computadores, secadores de cabelo e outros equipamentos eletrônicos. O modo “stand by” – acionado quando o aparelho está desligado, mas conectado à rede elétrica pela tomada – faz com que o aparelho continue consumindo energia, podendo chegar a até 25% do que consumiria se o equipamento estivesse ligado. Por exemplo, uma TV de 29 polegadas gasta, em stand-by, 15% do que consome ligada.

7. Vai de carro?  Organize-se para viajar com o maior número possível de pessoas no veículo. Use a ideia do compartilhamento! Assim haverá menos carros nas estradas, menos congestionamentos e menos poluentes.

8. Faça uma vistoria geral no seu carro. Além de viajar com mais segurança você consegue reduzir o consumo de combustível do veículo, diminuindo custos e a emissão de GEEs. Por exemplo, pneus alinhados e calibrados conforme a recomendação de pressão da montadora podem garantir uma economia de até 20% do combustível.

9. Outra boa opção, dependendo do destino, é deixar o carro na garagem e viajar de ônibus. Além de não se preocupar em dirigir, você estará contribuindo com a diminuição de veículos nas estradas. O impacto ambiental será bem menor.

Aproveite os passeios, com consciência

10. Sabia que cada turista consome quase três vezes mais água do que a média dos residentes? A troca de toalhas e enxoval de cama, por exemplo, só deve ser feita se for realmente necessária. Essa medida simples diminui consideravelmente o consumo de água e energia elétrica nos hotéis.

11. Racionalize o consumo de energia elétrica. Apague as luzes e desligue os aparelhos eletrônicos antes de sair do quarto do hotel ou da pousada.

12. Quando puder, dispense o secador de cabelos. A utilização do secador por 10 minutos consome mais energia do que uma máquina de lavar roupas em uma hora! Para economizar energia elétrica, seque bem os cabelos com a toalha e só depois use o secador.

13. Vai ligar o ar condicionado? Feche as janelas, assim o aparelho não ficará sobrecarregado e não gastará eletricidade à toa! E não se esqueça de desligá-lo quando sair do ambiente.

14. Nos passeios, leve com você uma garrafa reutilizável. Evite comprar garrafinhas de água e gerar resíduos desnecessariamente.

15. Algumas cidades no Brasil já têm sistema de aluguel de bicicleta. Aproveite também o transporte coletivo para vivenciar mais a cidade. Evite usar o carro, que é mais poluente e emite gases GEE.

16. Nas praias, o lixo se espalha pela orla, vai parar no fundo do mar e, além de contaminar a água e consequentemente fauna e flora que nela vivem, seu recolhimento é muito trabalhoso. Você pode evitar esses impactos se guardar seu lixo até encontrar um local apropriado para o descarte. Respeite o espaço público e o meio ambiente.

17. Nos passeios em parques naturais, museus ou monumentos, jogue o lixo exclusivamente em locais apropriados e pratique a coleta seletiva. Deixe os locais como você os encontrou: leve apenas fotos e boas recordações.

18. Artesanato local e todo tipo de artigos produzidos localmente representam a cultura do destino visitado. Respeite e fortaleça a identidade de suas populações. Aproveite melhor os passeios em companhia de guias nativos credenciados. Eles se sentem reconhecidos, além de terem na atividade uma forma de geração de renda de maneira sustentável

19. Escolha restaurantes que possuam práticas sustentáveis, como medidas para reduzir o desperdício de alimentos e a oferta de pratos preparados com produtos locais e sazonais.

20. Aproveite as frutas típicas da região e da estação! São mais gostosas e têm o melhor preço.

Leia mais:

Dez dicas de gastronomia consciente para viajantes

Que tal fazer um passeio sustentável no final de semana?

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também