loader image
28.01.22 às 10:25

6 práticas simples para transformar em hábito em 2022

Pequenas atitudes contribuem para a manutenção da vida no planeta quando repetidas por muitas pessoas por um longo período de tempo
6 atitudes

O começo de ano é um ótimo momento para revermos nossas atitudes e buscarmos contribuir mais para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável do planeta. Pensando nisso, indicamos 6 práticas cotidianas simples e que cada um de nós pode adotar e transformar em hábito cotidiano. Construir uma sociedade mais consciente está ao nosso alcance e juntos podemos fazer a diferença. Que tal começar agora? 

1. Reduza o tempo no banho

No verão temos a tendência de tomar banhos mais longos ou mais de um banho por dia. Mas você sabia que apenas 0,26% da água do mundo está disponível para consumo? Esse dado comprova a importância de reduzirmos o tempo no banho e evitar o desperdício de água. Que tal começar a reduzir 1 minutinho a menos todos os dias e incentivar sua família a fazer o mesmo? 

2. Desligue os aparelhos que não estão em uso 

O modo stand-by consome energia sem você nem perceber. Fique atento ao uso dos eletrônicos e eletrodomésticos: não deixe TV ou microondas ligados à toa, não esqueça o carregador do celular conectado na tomada e desligue o ar-condicionado ao sair do ambiente. Economizar energia reduz a emissão de gases de efeito estufa e representa uma boa economia financeira no fim do mês. Poupe energia e dinheiro. 

3. Utilize alimentos de forma integral

Esse hábito reduz o desperdício de alimentos e faz bem à saúde! Você pode utilizar cascas, talos e sementes de frutas, verduras e legumes, muito ricos em nutrientes, para cozinhar novas receitas e adotar uma alimentação mais variada e saudável. Não se esqueça de reaproveitar as sobras para congelar e consumir depois ou fazer novas receitas. Reduza o desperdício e economize. 

4. Reduza o consumo de carne bovina 

Que tal substituir a carne bovina por outra fonte de proteína ao menos uma vez durante a semana? Frango, peixe e leguminosas são alternativas saborosas e nutritivas. Estima-se que a carne bovina produzida em áreas recentemente desmatadas seja responsável por emitir 25 vezes mais gases de efeito estufa (GEE) que a carne proveniente de pastagens estabelecidas, agravando a crise climática e prejudicando a biodiversidade. Além disso, a produção de carne vermelha demanda um recurso valioso e indispensável em sua produção — a água: são necessários incríveis 15 mil litros de água para a produção de um único quilo de carne bovina.

5. Abra mão do uso individual do carro e da moto 

O transporte individual de carro ou de moto é uma alternativa pouco sustentável, pois esses veículos emitem três vezes mais gases de efeito estufa se comparado ao ônibus e seis vezes mais que o metrô. Se possível, evite usar carro ou moto para percorrer trechos curtos próximos de casa, como ir à padaria na esquina, por exemplo. Prefira ir a pé, de bicicleta ou dividir o carro em trajetos mais longos. Essa atitude diminui a poluição e faz bem à saúde. Experimente trocar o carro pela bike.

6. Prefira produtos com menos embalagens 

Apesar da praticidade, mais embalagens significam mais resíduos, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e ainda pesam no bolso. Evite comprar produtos com excesso de embalagens (como frutas embaladas em plásticos), dê preferências a produtos in natura, prefira selecionar um produto grande do que dois pequenos e sempre que possível, escolha produtos concentrados ou com opção de refil pois são mais econômicos.

Quer continuar avançando e praticar um consumo cada vez mais responsável e consciente? Então o guia Primeiros Passos é para você! Nós te ensinamos a fazer escolhas cotidianas que ajudam a proteger o meio ambiente, a sociedade e o planeta como um todo. Confira o passo a passo nos temas água, alimentos, biodiversidade, crise climática e resíduos. Dê os primeiros passos aqui! 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também