loader image
22.03.11 às 15:46

94% dos consumidores conscientes fecham a torneira ao escovar os dentes

Esse comportamento de consumo é o que tem maior aderência entre os 13 analisados pelo Akatu
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Entre 2006 e 2010, a percentagem dos brasileiros considerados consumidores mais conscientes que declarou fechar a torneira enquanto escova os dentes aumentou de 93% para 94%. Esse comportamento é o que tem maior aderência entre os 13 analisados pelo Akatu em 2010 e publicados na pesquisa “O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade”. Já entre os consumidores menos conscientes, a prática teve uma redução de 66% para 62% no mesmo período.

Segundo metodologia usada na pesquisa, são incluídos no grupo de consumidores mais conscientes a soma daqueles considerados “conscientes” (que praticam entre 11 e 13 dos comportamentos analisados) e “engajados” (entre oito e dez). O grupo dos menos conscientes agrega os “iniciantes” (entre três e sete) e os “indiferentes” (entre zero e dois).

No entanto, “quando analisadas as mudanças nos diversos indicadores entre 2006 e 2010, para os dois grupos – “os mais conscientes e os “menos conscientes” – é possível notar que entre os “mais conscientes”, o quadro é de estabilidade ou de aumento na aceitação de práticas de Consumo Consciente”, diz o estudo.

Para Hélio Mattar, diretor-presidente do Akatu, os resultados da pesquisa demonstram que quando adquirida a consciência, as práticas de consumo consciente tendem a se manter, independentemente das possíveis mudanças que possam ocorrer na situação econômica e social do consumidor. “Por isso mesmo, o Akatu concentra seus esforços de atuação na conscientização do consumidor, capacitando-o para que para cada situação de consumo, ele possa buscar a melhor alternativa possível”, explica.

Veja o gráfico que mostra a evolução da adesão aos comportamentos de consumo consciente por segmento de consumidores:

Esta publicação integra a série sobre Responsabilidade Social e se soma à pesquisa “Práticas e Perspectivas da RSE no Brasil – 2008”, aos relatórios sobre “Percepção da RSE pelo Consumidor Brasileiro” (seis publicações, começando em 2000), e aos relatórios das pesquisas Akatu nºs 3, 4, 5, 6, 7 (desde 2003), todos disponíveis aqui.

Leia também:

– A questão da água nas cidades. Alguns fatos importantes

– Leia a Declaração Universal dos Direitos da Água”

– Paulistano se preocupa, mas faz pouco para economizar água

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também