O projeto “O dinheiro, o crédito e o consumo consciente”, realizado pelo Instituto Akatu em parceria com o Grupo VR, deu mais um passo na capacitação, sensibilização e educação de consumidores para o uso consciente do dinheiro e do crédito. Depois de já terem sido ministradas palestras e atividades nas cidades de São Paulo, Campinas e Brasília, na sexta-feira, dia 19 de maio, foi a vez de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, receber os mobilizadores do Instituto Akatu. O Grupo VR é associado ao Instituto Akatu.
A capacitação incluiu cerca de 40 funcionários, entre gestores, administradores, enfermeiras e assistentes sociais do hospital da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), parceira do Grupo VR. A intenção do projeto é disseminar a importância da consciência no dia-a-dia do planejamento orçamentário doméstico.
Um dos pontos abordados pela palestrante Maluh Barciotte, consultora do Instituto Akatu, foi a relação existente entre controle financeiro e sustentabilidade socioambiental.
Por meio de sua exposição, Maluh mostrou que, ao pensar duas vezes na hora de comprar um produto, o consumidor está não só contribuindo para o equilíbrio de suas contas, mas também para o uso racional de recursos naturais.
Após a palestra ministrada pela consultora, aconteceu a aplicação do "Jogo do Consumidor Consciente". Segundo Dhenig Chagas, do Instituto Akatu, que esteve com Maluh durante as atividades, os participantes captaram bem o espírito da brincadeira. “Eles compreenderam que o melhor para o bolso, para a saúde e para a saúde do planeta, tanto na hora da brincadeira, como na vida real, é ser um consumidor consciente”.
Maria Joaquina Rodrigues Bulgarelli, que trabalha na área de contabilidade do hospital e participou da capacitação, confirma o que foi dito por Dhenig. "Com certeza essa capacitação irá influenciar nas minhas escolhas e decisões. A partir de agora, vou analisar melhor minhas reais necessidades e se aquilo que quero comprar não trará futuras dívidas", diz ela.
Os participantes levaram ainda para casa um kit desenvolvido pelo Instituto Akatu em parceria com o Grupo VR com dicas de como ser consciente em áreas como saúde, vestuário, transporte, moradia e lazer, além de uma planilha para organizar seu orçamento durante o mês. Para Andréa Cristiane Leite, assistente social da Famerp, a intenção é de que os participantes da atividade tornem-se multiplicadores do consumo consciente, não só dentro do hospital e da Faculdade, mas também para seus amigos e familiares.
Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.