loader image
22.03.23 às 12:57

Estudos de caso: extensão da vida útil dos produtos

Akatu e UNEP lançam luz sobre 2 iniciativas do setor da moda e 2 do setor de eletrônicos que utilizam estratégias de extensão da vida útil dos produtos como pilar de seus negócios

Os setores têxtil e o de eletroeletrônicos dependem fortemente de recursos naturais, resultando em um grande impacto ambiental no planeta. Ao mesmo tempo, ambos têm grande potencial de alavancar uma economia mais circular por meio da prática de estratégias de extensão da vida útil dos produtos, podendo instalar padrões de produção e de consumo mais sustentáveis, que cuidem mais do meio ambiente e das pessoas.

Ainda que o caminho pela frente seja longo, muitas iniciativas já estão fazendo a diferença neste tema. Para dar visibilidade a elas e para que outros negócios e organizações possam usá-las como inspiração, o Instituto Akatu e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP/PNUMA) desenvolveram 4 estudos de caso de iniciativas do setor têxtil e eletrônico que têm diferentes estratégias de extensão da vida útil dos produtos como pilar de seus negócios. São elas: Revoada, do Brasil (setor têxtil), Save Your Wardrobe, do Reino Unidos (setor têxtil), Newsan IN, da Argentina (setor de eletrônicos) e o Índice de Reparabilidade, da França (setor de eletrônicos).

Abrangendo diferentes produtos e serviços, todas usam a extensão da vida útil do produto para tentar resolver um problema da sociedade moderna. E os estudos de caso destacam o passo a passo por trás da implementação de cada estratégia de extensão de vida útil dos produtos, os fatores de sucesso de cada negócio e números que medem seu impacto no meio ambiente e nas pessoas ao longo dos anos.

Os estudos de caso são um produto do Grupo de Trabalho sobre Extensão da Vida Útil dos Produtos da One Planet Network, cujo objetivo é aumentar a conscientização de empresas e consumidores na temática.

Acesse os estudos de caso (em inglês) aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também