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22.09.21 às 17:16

Akatu apoia movimento Moda com Verso

Conheça a iniciativa que atua em prol de uma moda mais consciente, transparente e ética

Consciência é tendência! Essa frase resume em um poucas palavras o movimento ModaComVerso, com o objetivo de construir um novo cenário para a moda no Brasil e impulsionar sua transição rumo à sustentabilidade. 

O movimento ModaComVerso é uma iniciativa liderada pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) e pela CAUSE, mobilizando varejistas, fornecedores e consumidores por um único propósito: atuar em um processo produtivo mais ético e humano dentro do segmento. O Akatu apoia a moda sustentável como um dos caminhos do consumo consciente e do desenvolvimento sustentável, e é parceiro dessa iniciativa ao lado de organizações como Instituto Ethos, GPA, C&A, Calvin Klein, Carrefour, Dafiti, Loungerie, Marisa, Pernambucanas, Renner, Reserva, Restoque e Riachuelo, entre outros. 

O movimento Moda Com Verso destaca que a beleza da moda também está por detrás dela, no seu verso, reconhecendo as pessoas, os processos e etapas envolvidas na produção de roupas e acessórios. Isso significa combater o trabalho análogo ao escravo, infantil ou o uso de estrangeiro irregular, reduzir a informalidade do setor, promover boas práticas de governança, conscientizar a sociedade e dar visibilidade a quem faz a diferença e atua de forma responsável na cadeia da moda brasileira.

Alertar o consumidor sobre a sua atuação a favor da moda socialmente responsável também faz parte da iniciativa. Da matéria-prima à venda de cada peça de roupa ou calçado, são muitos os processos e impactos socioambientais envolvidos, não só no momento da escolha ou no descarte da peça de vestuário, mas também no seu uso. Compreenda como tomar boas decisões de compra e uso de roupas e quais são os impactos positivos que o consumo consciente ao se vestir pode gerar à sociedade, ao planeta e ao meio ambiente. 

“Tudo o que consumimos tem um preço monetário que reflete, como elemento central na definição do preço, os custos da produção do bem ou do serviço que estamos comprando. No entanto, nem todos os custos associados à produção de cada bem ou serviço estão incorporados no preço final repassado aos consumidores. Como exemplo, o custo relacionado aos impactos (positivos ou negativos) ambientais e sociais ocorridos ao longo da cadeia de valor, em geral, não estão considerados. Esse é exatamente o caso da indústria da moda”, destaca o diretor-presidente do Akatu, Helio Mattar, em artigo sobre os impactos da indústria e da moda para a Folha de S.Paulo

Faça parte do movimento Moda Com Verso. Saiba mais em modacomverso.com.br.

Veja quatro dicas que vão te trazer mais clareza sobre a moda e o consumo consciente aqui

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