loader image
10.11.15 às 15:05

Akatu participa de evento do Pnuma em Cuba

Discussões auxiliam o país a definir o Plano Nacional de Consumo e Produção Sustentáveis para o período de 2016-2020

O Instituto Akatu participou da Mesa Redonda Nacional sobre Consumo e Produção Sustentáveis em Havana, Cuba, organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), nos dias 29 e 30 de setembro.

O objetivo do evento era estimular o diálogo e o intercâmbio de ideias e conhecimento entre entidades nacionais e internacionais sobre o uso eficiente dos recursos naturais e qualidade de vida da população, para auxiliar na definição do Plano Nacional de Consumo e Produção Sustentáveis de Cuba.

A partir dos debates, serão diagnosticadas as prioridades de Cuba para que sejam desenhadas estratégias políticas e ambientais para o período de 2016 a 2020, respondendo aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas. Também foram apresentados no evento os avanços do Marco Decenal de Programas de Consumo e Produção Sustentáveis (10 YFP), a nível global e regional.

Silvia Sá, gerente de Educação do Instituto Akatu, apresentou o Akatu e o Edukatu aos participantes do evento, no painel “Educação para o consumo e estilos sustentáveis de vida”. Também falaram no painel Eva Escalona Serrano, do Ministério da Educação de Cuba (Mined), Lídice Castro Serrano, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, e Tania Merino Gómez, do Ministério de Educação Superior de Cuba.

O Teste do Consumo Consciente (TCC) do Akatu e a metodologia do Edukatu chamou a atenção dos participantes, conta Silvia. “Nossa apresentação instigou o grupo para a necessidade de formação da equipe do ministério da educação de Cuba a pensar como inserir a temática na escola”, disse ela.

Na visão de Silvia, o principal desafio de Cuba é conseguir estruturar um modelo de desenvolvimento diferente dos países capitalistas, após a abertura econômica do país. “O turismo vem crescendo nos últimos anos, proporcionando emprego e recursos para apenas uma parcela da população. As diferenças sociais estão presentes no dia a dia do cubano. Uma preocupação é a de não agravar estas diferenças, tendo a produção e o consumo sustentáveis como instrumento para melhoria da qualidade de vida das pessoas.”

Leia mais:

Você é um consumidor consciente? Faça o teste e descubra!

Edukatu completa dois anos alcançando mais de 44 mil pessoas

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também