loader image
06.01.17 às 14:28

Alemanha vai abolir prazos de validade para diminuir desperdício de alimentos

Os alemães vão adotar embalagens com tecnologia moderna, que mudam de verde para vermelho quando o produto fica ruim para consumo

O mundo desperdiça, aproximadamente, um terço do alimento produzido globalmente, o equivalente a 1,3 bilhão de toneladas anuais, de acordo com dados recentes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Na Europa, esse problema se torna maior ainda. Só na Alemanha estima-se que, por pessoa, 82 quilos de comida em perfeito estado são jogados fora todos os anos, segundo reportagem do site The Greenestpost. Por isso o Ministério do Alimento e Agricultura resolveu substituir as antigas datas de validade impressas nos rótulos por uma embalagem moderna e inteligente, que muda de verde para vermelho quando o produto fica inapropriado para consumo.

A data de validade passada não quer dizer, necessariamente, que o alimento não pode mais ser consumido. Ela representa apenas o período onde cheiro, gosto, cor, consistência e valor nutricional permanecem o mesmo que quando fabricado. Se algumas alterações mínimas acontecerem nos valores nutricionais, não significa que o produto está estragado. Esse mal entendimento da data de validade causa um grande desperdício, que o governo da Alemanha agora quer reduzir por meio da tecnologia em suas embalagens. Uma boa iniciativa para combater esse grave problema.

Consumidor consciente não desperdiça!

O desperdício de comida deve ser evitado ao máximo. É um problema que passa por todas as fases de produção: plantio, armazenagem, processamento e distribuição de alimentos nos postos de venda. Vale lembrar que em todas essas etapas são gastos recursos naturais (solo, água), recursos humanos (trabalho rural) e combustíveis no transporte de mercadorias. Geralmente esses combustíveis são fósseis, derivados do petróleo, e liberam poluentes e gases de efeito estufa (como o CO2), que contribuem para o aquecimento global e as Mudanças Climáticas.

E quando os alimentos chegam até a mesa do consumidor? É a vez de cada cidadão contribuir com pequenas mudanças em suas práticas cotidianas para evitar o desperdício. Planejar as compras de alimentos a partir de um cardápio para a semana já é um bom começo. Outra dica é adotar como critérios para a compra não só o preço, mas também a qualidade, a origem, as informações sobre os impactos sociais e ambientais causados pela empresa fabricante, que pode trazer grandes benefícios para sua saúde, para a sociedade e para o meio ambiente. E nunca jogar comida no lixo, mas procurar reaproveitar as sobras em outras receitas saudáveis. Ou ainda doá-las para quem precisa, contribuindo também no combate à fome e à insegurança alimentar.

Imagem: Creative commons/Iwan Gabovitch

Leia mais:

Combate ao desperdício de alimentos é aprovado na Comissão de Agricultura do Senado

Brasil joga fora mais do que o necessário para combater a insegurança alimentar

Evite o desperdício de alimentos e ajude a desacelerar as Mudanças Climáticas

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também