A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, atualizou a sua matriz de materialidade, o que permitiu a redefinição de suas prioridades ligadas à agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) para o futuro próximo. Com isso, em 2022 a empresa continuará atuando na construção de um mundo melhor por meio de ações e projetos que gerem impactos positivos para o meio ambiente e sociedade.
“O ASG está na nossa história. Com o crescimento dos negócios, nossa responsabilidade aumentou. Atualizamos nossa matriz de materialidade, uma ferramenta de mercado que tem como função priorizar os temas de impactos econômicos, ambientais e sociais a partir da escuta ativa com todos os nossos stakeholders. Essa revisão também nos permitiu traçar o nosso plano de impacto alinhado a alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, explica Maria Elisa Curcio, diretora executiva Jurídica e Relações Institucionais da Ypê.
Na revisão da matriz, foram definidos oito temas prioritários. “Com mais esse passo, a Ypê continuará buscando, de forma sistêmica, focar sua atuação nas necessidades da sociedade e do planeta, potencializando os resultados e fortalecendo parcerias”, diz a executiva.
A companhia desenvolve, desde sua fundação há mais de 70 anos, inúmeras iniciativas relacionadas aos aspectos em questão. Confira abaixo os temas e principais projetos para os próximos anos:
O tema material número 1 é o Compromisso com a nossa gente. A Ypê oferece diversos programas de educação, como a “Academia Comercial”, que busca sustentar o crescimento da empresa por meio do aprimoramento das habilidades e do conhecimento técnico do time de vendas, e o “Protec”, direcionado à capacitação técnica dos operadores Ypê, com foco em ganhos de produtividade, qualidade e redução de custos na operação. Ainda focado no tema “Compromisso com a nossa gente”, a Ypê conquistou o Selo GPTW (Great Place to Work) pelo 2º ano consecutivo, sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar. Outro ponto de destaque é o reconhecimento com o selo “Women on Board”, uma iniciativa apoiada pela ONU Mulheres que valoriza a presença de mulheres em conselhos de administração ou consultivos. Atualmente, o Conselho de Administração da companhia tem uma representatividade feminina de quase 40%, 2,5 vezes mais do que a média nacional, que é de 14%.
Como 2º tema, a Ypê focará na Responsabilidade Socioambiental e Consumo Consciente, e seguirá com ações focadas na educação ambiental e em parcerias institucionais que visam alavancar a causa, com a SOS Mata Atlântica e o Instituto Akatu, por exemplo. No aspecto social, a empresa apoia há 46 anos o SEPI, uma instituição sem fins lucrativos de atendimento educacional e social de crianças e adolescentes das cidades de Amparo (SP), Monte Alegre do Sul (SP) e Tuiuti (SP). São cerca de 700 atendimentos simultâneos, um projeto importante que acompanha a criança em toda a sua trajetória. Ela também contribui, desde 2002, com a TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer e a Mansão do Caminho, instituição filantrópica e sem fins lucrativos, em Salvador (BA), que realiza atividades assistenciais para cerca de 5 mil pessoas diariamente.
No 3º tema material, Água, a empresa também tem um longo histórico de atuação. Desde 1977, a Ypê possui um sistema de captação da água da chuva em Amparo (SP), que foi mantido e ampliado ao longo do tempo. Em 2012, várias medidas foram adotadas nas unidades fabris e colaboraram para que a Ypê reduzisse em 19% o consumo de água em sua operação. Nos últimos oito anos, a empresa deixou de gastar mais de 382 mil m³ de água potável, o suficiente para manter a média de consumo de água potável de 24 mil famílias por quase 50 dias. Os projetos “Observando os Rios” e “Rios Sem Plástico”, em parceria com a SOS Mata Atlântica, são importantes para manter e cuidar deste recurso natural essencial para a vida de todos. Em 2021, a empresa iniciou o projeto “Plantar Vida”, junto ao Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), focado na recuperação da resiliência hídrica do Rio Camanducaia, fonte essencial de abastecimento da região de Amparo e cidades do entorno.
Quanto ao Uso de materiais e insumos sustentáveis, 4º tema material, a Ypê conta com uma área dedicada aos projetos, design e desenvolvimento de embalagens que tem como missão ampliar a inserção de materiais reciclados e recicláveis na composição das embalagens e o uso de novas tecnologias. Nos últimos sete anos, a Ypê utilizou em média 50% de resina PET reciclada em substituição ao PET Virgem para a fabricação dos frascos. Além disso, a empresa investe em processos que envolvem toda a cadeia de valor por meio do apoio a cooperativas que fomentam a reciclagem e a circularidade no país, como o Programa “Dê a Mãopara o Futuro”, que trabalha com mais de 150 cooperativas de reciclagem em 111 municípios brasileiros, gerido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
No tema 5, Relacionamento com o cliente, que inclui varejistas, atacadistas e consumidores finais, a Ypê busca a melhoria contínua da experiência e do atendimento a esses públicos, sempre com o desenvolvimento de produtos acessíveis e de qualidade. Presente em mais de 94% dos lares brasileiros (de acordo com o ranking Brand Footprint Brasil 2021, da Kantar), a empresa está sempre atenta às necessidades dos consumidores. Recentemente, a empresa criou o Ypêdia (https://ypedia.com.br), um canal dinâmico e interativo com dicas para deixar as tarefas domésticas cada vez mais práticas e de atitudes mais sustentáveis.
O 6º aspecto é a Cadeia de valor e fornecimento responsável, e a Ypê trabalha constantemente para garantir uma cadeia ética, com os mesmos padrões de conformidade e atendimento da legislação. Por assumir esse compromisso, foram identificadas oportunidades de atualização no processo de homologação de fornecedores, o que permitiu o aprimoramento das questões de segurança, transparência e efetividade da estratégia da marca. A empresa também atua no desenvolvimento de soluções sustentáveis e no engajamento dos seus fornecedores, incentivando a adoção das melhores práticas em sua cadeia de suprimentos.
No tema número 7, Ética, integridade e combate à corrupção, a Ypê recentemente foi reconhecida pela Controladoria Geral da União (CGU) como Empresa Pró-Ética 2020-2021, assumindo o compromisso público e voluntário em favor da ética nos negócios e de combate à corrupção. Desde 2020, a Ypê também é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção.
No último tema, Energia e Clima, a Ypê investiu R$ 26,5 milhões em um novo sistema para a geração de calor a partir do uso de biomassa, um combustível renovável, na linha de produção de lava-roupas em pó, nas unidades de Amparo (SP) e Salto (SP), reduzindosuas emissões de gases de efeito estufa em 50% entre 2017 e 2019. Além disso, a empresa se esforça para reduzir o consumo de energia elétrica não renovável e tem buscado alternativas logísticas para utilizar meios de transportes de menor impacto ambiental, como cabotagem, ferrovias e veículos movidos a energia elétrica.
Esses são alguns exemplos de como a Ypê tem se preparado para o futuro, mas que também mostram os aspectos ASG no dia a dia da empresa e o caminho para a construção de um mundo melhor.
SOBRE A YPÊ
Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO), e mais uma que está sendo construída em Itapissuma (PE). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 6.300 funcionários. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e reconhecida como Empresa Pró-Ética 2020-2021 pela Controladoria Geral da União (CGU). Exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan e Perfex.