loader image
16.10.23 às 20:51

Assaí amplia coleta de resíduos em 49%

Ação da rede atacadista já encaminhou 350 toneladas de materiais para a destinação correta
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Mais de 80 milhões de toneladas em 2022 de resíduos sólidos urbanos foram gerados no Brasil no último ano, de acordo com o estudo “Panorama dos Resíduos Sólidos”, da Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Na prática, significa que, cada brasileiro(a) produziu, em média, mais de 1 kg de resíduo todos os dias. Diante deste cenário, o Assaí Atacadista tem ampliado o seu programa de coleta de resíduos, em linha com as ações de sustentabilidade ofertadas nas lojas da rede. Somente no primeiro semestre deste ano, foram arrecadadas mais de 350 toneladas de materiais de clientes.

A quantidade recolhida é 49% maior ante ao mesmo período do ano passado e permitiu que o montante fosse para a destinação adequada, por meio de processos de reciclagem, compostagem e reinserção na cadeia produtiva, minimizando, desta forma, o impacto destes itens no meio ambiente. De 2021 até o momento, o Assaí passou de 21 para 35 dos chamados Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), disponíveis em suas unidades.

“Dentre nosso papel como agente transformador da sociedade e compromisso com um futuro mais sustentável, a Logística Reversa é uma importante frente de atuação para a nossa Companhia. Ano a ano, temos ampliado o nosso número de PEVs e, além de realizarmos a gestão dos resíduos gerados por nossa operação, buscamos incentivar e facilitar o descarte consciente dos itens que possam ser reciclados por parte de nossos(as) clientes”, afirma o gerente de sustentabilidade e investimento social do Assaí Atacadista, Fábio Lavezo.

Atualmente, 35 lojas do Atacadista, presentes nos Estados de AM, BA, CE, GO, MA, MS, PA, PI, PR, RJ e SP, têm uma Estação de Reciclagem. A iniciativa com a parceria de empresas e/ou cooperativas que possibilitam a operacionalização dos PEVs, iniciativa que contribui para incentivar a reciclagem por meio da Logística Reversa e estimular práticas mais conscientes junto aos seus consumidores uma vez que possibilita mais praticidade para a entrega dos materiais. Nas estações de reciclagem, o cliente pode depositar seus materiais recicláveis em pontos de coleta específicos, sejam eles: papelão, plástico, vidro e metal que, após recolhidos, são encaminhados à destinação adequada. Alguns PEVs oferecem, ainda, bonificações aos participantes, podendo ser descontos nas contas de energia elétrica e cursos, por exemplo, entre outros itens.

Em 2023, o Assaí também ampliou o programa com a implantação de coletores de lâmpadas usadas para todas as suas 274 unidades distribuídas no Brasil, assim como já ocorre com as estações para o descarte de pilhas, ambos os materiais trazem maior risco de contaminação ao meio ambiente por conta de seus componentes químicos.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também