16.05.22 às 9:32

Braskem destaca importância da reciclagem para um mundo mais sustentável

Campanha explica de modo simples os investimentos em reciclagem avançada e a sua contribuição para economia circular
Ação de apoiador

A Braskem anuncia seus investimentos em reciclagem avançada. Para explicar ao público essa tecnologia e qual o seu diferencial, a empresa apostou em uma campanha com vídeos de ilustração sobre o detalhamento do processo, que estão sendo produzidos pela Publicis.

Alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, a Braskem assumiu novos compromissos para 2030 e 2050 e está fortemente pautada em soluções de transição para a economia circular. A companhia tem meta de eliminação de resíduos plásticos, que consiste na ampliação da produção e comercialização de 1 milhão de toneladas de resinas termoplásticas e produtos químicos com conteúdo reciclado até 2030 – e a reciclagem avançada contribuirá de forma significativa para isso. 

A reciclagem avançada é o processo que transforma resíduos plásticos em matéria-prima circular para a fabricação de novos produtos, seja plástico ou químico, refletindo em menos resíduos no meio ambiente. 

“A reciclagem avançada possibilita a transformação de resíduos plásticos, mais difíceis de reciclar mecanicamente, em matéria-prima circular certificada. Complementar à reciclagem mecânica, essa iniciativa está diretamente relacionada com a estratégia da Braskem de eliminação de resíduos plásticos e é um importante passo para atingir nossas metas de desenvolvimento sustentável. Dessa forma, para expandir a reciclagem avançada e acelerar a economia circular, atuamos em parceria com empresas altamente qualificadas, desenvolvendo iniciativas que contribuem para unir os elos da cadeia produtiva e criar soluções para um futuro mais sustentável”, afirma Edison Terra, vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas da Braskem na América do Sul. 

“A nova campanha mostra esse caminho de forma interessante, explicando de um jeito simples, acessível e didático sobre o processo de reciclagem avançada, reforçando a importância do investimento em inovação para acelerarmos a Economia Circular e, com isso, contribuirmos para a eliminação de resíduos plásticos no meio ambiente”, explica Ana Laura Sivieri, diretora de Marketing e Comunicação da Braskem. 

O primeiro filme da campanha será exibido na Globo News e CNN. Além disso, haverá investimento em Branded Content nos principais players de negócios e economia do Brasil, como Info Money, Money Times, Seu Dinheiro, Bloomberg e Estadão. Já na mídia digital, a campanha será amplificada no LinkedIn, Youtube e Mídia Programática.Nos próximos meses, serão veiculados mais dois vídeos sobre o tema que contarão sobre parcerias e uma tecnologia inédita desenvolvida pela Braskem.

O segundo filme focará nas parcerias da Braskem para se atingir esse objetivo, como o projeto com a Valoren, empresa desenvolvedora de tecnologia e gestora de resíduos para transformação em produtos reciclados, para a construção da primeira planta de reciclagem avançada no Brasil. A nova unidade, que envolve um desembolso conjunto de R$ 44 milhões, irá transformar, por meio do processo de pirólise, resíduos plásticos não recicláveis mecanicamente em matéria-prima circular certificada, que será utilizada para produção de novos produtos virgens, sejam resinas ou químicos. Ela será instalada em Indaiatuba (SP) e deverá começar a operar no primeiro trimestre de 2023, com capacidade de produzir seis mil toneladas de produtos circulares por ano.

Já o terceiro filme da campanha divulgará a tecnologia pioneira e proprietária da Braskem, que além de contribuir para a eliminação de resíduos plásticos, também possui relevância na meta de empresa de se tornar carbono neutro até 2050. 

Para assistir ao primeiro vídeo da campanha, acesse:  

https://www.youtube.com/watch?v=vHJFg5PryA

Ficha técnica das duas agências
Cliente: Braskem
Produto: Institucional
Campanha: Reciclagem Avançada 
Título: Reciclagem Avançada Braskem

PUBLICIS
CCO: Domenico Massareto         
ECD: Dani Ribeiro e Fábio Astolpho 
DC: Arturo Marenda e Deh Bastos
Criação e Conteúdo: Renato Botelho e Otávio Mastrogiuseppe
VP Atendimento: Gabriela Borges 
Atendimento: Beatriz Pedrosa, Mariana Corrales e Bárbara Medrado
  
VP de Mídia: Mauricio Almeida          
Mídia: Ester Ribeiro, Renata Oliveira, Felipe Peres, Vanessa Vieira, Bruna Moraes e Fernanda Lima
Head de Produção: Renata Sayão
RTV: Luize Oliveira, Renan Salles e Edivânia Coimbra
Artbuyer: Raphael Macedo
Tech And Project Head: Márcio Bueno
Projetos: Rafael Mello, André Medeiros e Thais Bertoldo

YR
CCO: Rafael Pitanguy 
ECD: Rafael Gil, Rodrigo Almeida
Direção de Criação: Guilherme Aché
Redator: Chico Veron
Dir. Arte: Diego Silva
ATENDIMENTO: Leo Balbi, Paula Americano e Samia Derbas.
RTV:  Nicole Godoy | Anderson Rocha | Ian Inglez.
 
Produtora: Piloto 
Diretor: Daniel Soro e Alexandre Chalabi
Diretora de produção executiva: Natalia Souza
Produção executiva: Ciça Bertoche e Larissa Luisi
Assistente de produção executiva: Willian Sousa
Atendimento: Regina Knapp, Roberta Frederico e Marília Raffaeli
Head of Post: Rafael Bozzi
Gerente de Projetos de Pós: Ana Flavia Monteiro
Analista de projetos da pós: Hugo Ferriolli
Finalizador: Poliana Pompeo e Kevin Crauford
Assistentes de Finalização: Junior Fernandes e Rafael Cereda
Assistente de arte: Victor Further e Tais Nonato
Storyboard: Danilo “Cheng”
Ilustração, Motion e Composição: Estúdio Mol
Produtora de áudio: A9 Audio
Diretor de Produção Musical: Apollo Nove
Produção Musical: Equipe A9
Atendimento: Nicole Bonani
Locutor: Steffanie Ventura (PORT)
Pamela Martini (ING Britânico)
Kaley Michelle (ING Americano)
Aprovação no Cliente: Marcelo Arantes, Ana Laura Sivieri, Ana Luiza Leite, Pier Pesce, Carolina Pignata, Marina Lacerda, Beatriz Geraldes e Mariana Motta.

Veja também