loader image
07.05.19 às 17:27

Braskem reforça posicionamento em prol da economia circular na Feiplastic 2019

Evento reforça o compromisso da empresa com a Economia Circular.

A Braskem levou a Economia Circular para a Feiplastic 2019, uma das maiores feiras do setor plástico da América Latina, que ocorreu em São Paulo (SP), entre 22 a 26 de abril. Em seu estande, a empresa apresentou suas iniciativas em prol do tema, que tem como base o prolongamento da vida útil dos produtos, minimizando desperdícios e reincorporando resíduos em seu ciclo produtivo por meio da reciclagem.

No evento, sediado no Expo Center Norte, a companhia reforçou o seu compromisso em assumir oito iniciativas em prol da Economia Circular, dentre elas os esforços para o desenvolvimento de parcerias com os clientes na concepção de novos produtos para ampliar a eficiência e facilitar a reciclagem e a reutilização de produtos plásticos.

Um dos destaques apresentados pela Braskem foi a plataforma digital Wecycle, um programa de logística reversa de resíduos plásticos que visa estimular negócios que se preocupam em reinserir itens de uso único na cadeia produtiva após a sua utilização.

A iniciativa fomenta negócios que envolvem a reciclagem de polietileno, polipropileno e PVC, desenvolvendo soluções por meio da integração dos diversos elos da cadeia, desde as etapas do ciclo de reciclagem à produção da novas embalagens.

Outra solução apresentada pela empresa no evento foi o I’m green, selo que certifica produtos que utilizam o Plástico Verde e o EVA Verde em suas embalagens (resinas produzidas a partir da cana-de-açúcar e que contribuem para a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa).

A Braskem também anunciou, no ano passado, o seu apoio a oito cooperativas de reciclagem no Grande ABC (SP), a partir de convênios e parcerias firmados por meio do Programa SER+. A ação tem o objetivo de contribuir com a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos catadores e cooperados, incentivando a cadeia de reciclagem local e nacional.

Parceria com o Akatu

Desde 2013, a Braskem é parceira do Edukatu – rede de aprendizagem com foco em consumo consciente nas escolas. Na plataforma, é possível encontrar conteúdos com foco em ACV (Avaliação de Ciclo de Vida) de produtos, dentre eles o plástico. “O Edukatu trabalha com a criação de uma cultura sustentável, permitindo que os alunos do Ensino Fundamental se transformem em jovens multiplicadores das causas ambientais e competentes para buscar modelos de vida que garantam a sustentabilidade dentro de suas casas”, diz Jorge Soto, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem. O próximo passo do Edukatu será levar a economia circular para as escolas.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também