No Dia Mundial da Água, 22 de março, o Instituto Akatu lança a campanha #ClimaMuitoLoko, criada para explicar a conexão entre o cotidiano da vida das pessoas com as Mudanças Climáticas e o Consumo Consciente, de forma simples e didática. O combate ao Aquecimento Global exige uma mudança de atitude coletiva – que envolve governos, empresas e cidadãos – e todos precisam entender qual é o papel de cada um neste desafio.
Na estreia da campanha, o assunto retratado é a Água, recurso indispensável à vida e que tem seu ciclo ameaçado pelas Mudanças Climáticas. Com a alteração de equilíbrio do clima no planeta, serão mais frequentes eventos extremos como secas e tempestades. Entre os temas que a campanha apresentará ao longo de 2016 estão Energia e Resíduos.
Para frear as Mudanças Climáticas, é preciso diminuir as emissões de gases de efeito estufa – que estão aumentando em consequência de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e derivados) e a produção em escala de alimentos. Ou seja, quando uma pessoa consome sem desperdício produtos de todos os tipos e alimentos, está colaborando na luta contra o Aquecimento Global.
Para explicar os vários temas da campanha #ClimaMuitoLoko, serão publicados GIFs nos perfis de redes sociais do Instituto Akatu e artigos especiais no portal www.akatu.org.br. Os conteúdos também serão compartilhados com as empresas apoiadoras e instituições parceiras do Akatu.
Nos materiais da campanha, serão divulgadas dicas de como uma pessoa, no seu cotidiano, poderá mudar suas atitudes de forma a diminuir o seu impacto no clima. Ao entender melhor as conexões e contextos apresentados em cada tema, as pessoas poderão reconhecer o quanto suas escolhas de consumo e suas práticas diárias são também essenciais para valorizar e cobrar mudanças de empresas e governos que sigam na mesma direção desse jeito de viver mais sustentável. “É importante que cada pessoa perceba que suas ações, ao longo do tempo, podem ter um impacto positivo sobre o clima”, diz Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. “A ideia da campanha não é fazer com que elas se sintam ‘culpadas’ pelo Aquecimento Global, mas que percebam que podem contribuir no seu dia a dia de forma positiva para a resolução do problema.”
A campanha #ClimaMuitoLoko é uma das atividades previstas para comemorar os 15 anos do Instituto Akatu, completados em 15 de março, data em que também se comemora o Dia Mundial do Consumidor. Ao longo desses anos todos, o Akatu trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente, e assim contribuir para a transição acelerada na direção de estilos sustentáveis de vida, inspirados em uma sociedade do bem-estar e viabilizados por modelos sustentáveis de produção e consumo.
Siga o Akatu nas Redes Sociais
Facebook: www.facebook.com/institutoakatu/
Instagram: www.instagram.com/institutoakatu/
Twitter: http://twitter.com/institutoakatu
Pinterest: http://br.pinterest.com/institutoakatu/
YouTube: http://www.youtube.com/institutoakatu
Leia mais:
Para termos água em nossas torneiras, precisamos ajudar a combater as Mudanças Climáticas