O Comitê da Cultura de Paz, coordenado pela Associação Palas Athena em parceria com a Unesco, realiza no dia 6 de maio seu 112º Fórum, que tem como tema “Uma escola onde o prazer de aprender supera barreiras – A experiência da Casa do Zezinho”, ministrado pela professora Dagmar Garroux, que idealizou a instituição.
O evento será realizado em São Paulo, no Grande Auditório do Masp, às 19 horas, com entrada franca. Não é necessário fazer inscrição antecipada.
Em 1994, à frente de um grupo de educadores identificados com as suas ideias, Dagmar fundou a Casa do Zezinho, espaço que busca dar oportunidades de desenvolvimento para crianças e jovens em situação vulnerável. Ela é criadora da Pedagogia do Arco Iris, uma pedagogia centrada em ideias de interesse social de pleno desenvolvimento humano para crianças e jovens da baixa renda, objetivando superar os obstáculos impostos pela miséria e pela brutalidade.
A Casa do Zezinho é uma organização social sem fins lucrativos que fica no Parque Santo Antônio, Zona Sul de São Paulo, em uma região marcada pela violência. Atualmente atende de 1.200 crianças e jovens de ambos os sexos, com idade entre 6 e 29 anos, que são envolvidas em atividades de educação, arte, cultura e formação geral e em oficinas de capacitação profissional.