loader image
11.10.21 às 9:30

Celebre o Dia das Crianças com diversão e educação

Jogos educativos, livros e músicas sobre consumo consciente e sustentabilidade para os pequenos

O futuro está nas mãos das crianças, que terão que lidar com grandes desafios socioambientais e serão impactados pelos efeitos da Crise Climática. A educação é o primeiro passo para inspirá-las a se tornarem protagonistas e contribuir com uma cultura mais consciente e responsável para todos. De acordo com especialistas em educação ambiental para as crianças, é fundamental:

  • Conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais;
  • Fomentar seu interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente;
  • Desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca;
  • E ampliar seus conhecimentos ecológicos, em assuntos como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre, entre outros.

Para comemorar o Dia das Crianças (12 de outubro), o Akatu preparou uma lista com recomendações de jogos educativos, livros e músicas infantis sobre consumo consciente, sustentabilidade e meio ambiente. Inclua os pequenos nesse universo transformador!

Jogos educativos 
Macacadas 

O aplicativo “Macacadas” é feito para que as crianças aprendam brincando sobre a diversidade dos macacos brasileiros, através de curiosidades, sons e como cada espécie enxerga. São quatro jogos, entre eles um game de sons dos primatas brasileiros, jogos de perguntas e respostas e um jogo da memória para identificação das diferentes espécies. Está disponível para IOS e Android

O Dever Me Chama 

O objetivo do jogo é ajudar uma pequena heroína a descobrir a importância de separar os resíduos e destiná-los corretamente para reciclagem. O jogo explora diferentes ambientes, como casa, escola e bairro. Contém 6 fases, duas para cada ambiente. “O dever me chama” está disponível online ou via aplicativo nas versões IOS e Android

Herói dos Mares 

O jogo tem a missão de sensibilizar as crianças sobre o cuidado com a vida marinha, explicando  as causas da poluição nos mares e oceanos e como separar e descartar corretamente os resíduos, respeitando os animais aquáticos. O jogador é um submarino que precisa identificar os tipos de resíduos sólidos e retirá-los. Está disponível para jogar online aqui

Jogos dos ODS 

A UNESCO Brasil e o Ministério da Educação (MEC) produziram uma série de materiais pedagógicos, com o intuito de divulgar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a Agenda 2030 para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Confira os jogos de amarelinha e tabuleiro sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à moda antiga, para imprimir. 

Reciclaki 

O Reciclaki é um game desenvolvido pelo Edukatu, a rede de aprendizagem do Akatu.

O objetivo é ensinar as crianças sobre o processo de reciclagem, como se elas fossem o catador nas usinas de triagem, onde são separados os objetos de acordo com a sua categoria: papel, metal, vidro, plástico e não reciclável. O jogo está disponível para download na versão IOS e Android.

Livros

A leitura continua sendo um hábito fundamental para o desenvolvimento das crianças: desperta a criatividade, o conhecimento e facilita a compreensão do mundo que nos cerca. Confira cinco livros para as crianças acessarem o universo dos estilos de vida mais conscientes e sustentáveis. 

Manual para Super-heróis – Início da Revolução (2021)  

O livro tem o propósito de inspirar as crianças a serem conscientes dos impactos das suas ações e agirem de forma sustentável. Contém 12 missões, com diferentes níveis de dificuldades, abordando temas como: economia de energia e de água, reciclagem e redução de consumo. A linguagem do livro é leve e interativa, contém ilustrações e quiz em cada missão. Ao final, o leitor poderá calcular a sua pontuação e compreender que tipo de herói ou heroína é. Escrito por Laila Zaid, atriz e ativista ambiental, com a participação de Mateus Solano, ator e ativista, e Aline Matulja, engenheira ambiental. 

Bichos Vermelhos (2019)

Apesar de ter o nome “bichos vermelhos”, o livro não se refere às espécies de cor vermelha, mas aos animais que se encontram na lista vermelha, ameaçados de extinção de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza. Animais como ariranha, lobo-guará, tartaruga-de-pente, macaco-prego-galego e os outros são apresentados para as  crianças conhecerem a fauna, a flora brasileira e a importância da conservação do meio ambiente. Escrito por Lina Rosa, produtora e publicitária, contém uma linguagem leve e acessível, com diversas ilustrações.

Será que eu compro? (2018) 

O livro foi escrito por Arminda Jardim e Rosana Jatobá com o objetivo de ajudar as crianças a pensarem duas vezes antes de comprar algo e incentivar os pais a fazerem escolhas mais conscientes. Conta a história de dois irmãos, Lara e Benjamin, que foram levados a uma feira de trocas, onde o uso do dinheiro não é aceito. As crianças na feira aprendem que é possível trocar brinquedos, roupas e outros materiais, participam de oficinas e compreendem mais sobre o consumo consciente. 

Um dia, um rio (2016)

A obra do escritor e jornalista Léo Cunha aborda o rompimento da barragem de Mariana (MG), na Bacia do Rio Doce, em 2015, para promover a educação ambiental. O livro conta sobre um menino e a sua descoberta de que o rio se transformou em lama. Utiliza mais imagens do que palavras, com o intuito de mostrar o que aconteceu e o que precisamos fazer para preservar a natureza. 

Quem vai salvar a vida? (2015)

A história destaca a responsabilidade que todos nós temos de cuidar do nosso planeta, com um menino que aprende na escola que devemos preservar o meio ambiente. Apesar de ser uma criança, ele mostra para os pais que cuidar da natureza pode ser simples e, com pequenas atitudes, faz eles repensarem seus hábitos do cotidiano. Escrito por Ruth Rocha, orientadora educacional e editora.

 

Músicas infantis 

As músicas selecionadas trazem ensinamentos e conscientizam sobre os cuidados que precisamos ter com a natureza, os resíduos e a participação das crianças na construção  de um mundo melhor. Todas as canções estão disponíveis no YouTube. Solta o Som!  

Meio ambiente – Bisnagas Kids (paródia Samba Lelê)
Natureza – Na moral Kids
Terra, bola azul – Marcelo Serralva
Nem Tudo Que Sobra é Lixo – Mundo Bita
Mudar o mundo – Tac Tacs

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também