loader image
07.02.17 às 12:28

China terá “floresta vertical”

Projeto de escritório italiano de arquitetura prevê mais de mil árvores em duas torres

Um escritório de arquitetura italiano será responsável pela construção de uma “floresta vertical”, em duas torres  em Nanjing, na China.

Ao longo de sua fachada, com área de 6 mil metros quadrados, as Nanjing Green Towers vão receber 1100 árvores de 23 espécies e 2500 samambaias.

Torres em Nanjing terão plantas em sua fachada – Foto: Divulgação/Stefano Boeri

O escritório Stefano Boeri já realizou outros projetos semelhantes.  De 2009 a 2014, em Milão, na Itália, trabalhou em duas torres residenciais, de 110 e 76 metros de altura, que receberam 900 árvores e mais de 20 mil plantas, numa área de 7 mil metros quadrados.

Segundo os arquitetos, essa “floresta vertical” produz umidade, absorve CO2 e produz oxigênio, além de atrair pássaros e insetos.  Também bloqueiam alguns raios solares e poluição acústica e atmosférica, protegendo as pessoas que estão dentro dos prédios.

A estimativa dos arquitetos é que as torres de Nanjing sejam capazes de absorver 25 toneladas de CO2 por ano e de produzir 60 quilos de oxigênio por dia.
A torre mais alta, de 200 metros de altura, receberá escritórios do 8º ao 35º andar, além de um museu, uma escola de arquitetura e um clube na cobertura. A segunda torre, de 108 metros de altura, sediará um hotel Hyatt, com 247 quartos, com uma piscina. Haverá também lojas, um mercado, restaurantes e salas de conferências e exposições. O projeto está programado para ficar pronto no fim de 2018.

Os chamados “jardins verticais” amenizam o problema das “ilhas de calor”. Por causa do excesso de concreto e asfalto, as cidades têm temperatura mais elevada e umidade relativa mais baixa – o que favorece tempestades e diminui o bem-estar das populações. Governo, empresas e pessoas devem apoiar os projetos de “jardins verticais”, para que essa vegetação contribua para reduzir o problema das “ilhas de calor”.

Leia mais:

Você é um consumidor consciente? Faça o teste e descubra!

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também