loader image
29.01.18 às 14:52

Coca-Cola Brasil assume compromisso de recolher 100% das suas embalagens

A multinacional prevê dar destino correto a todas as embalagens da empresa até 2030

A The Coca-Cola Company anunciou sua nova política de embalagens: ajudar a recolher o equivalente a 100% das embalagens que coloca no mercado, até 2030. O compromisso é o mesmo para todos os países onde atua. Aqui no Brasil, a empresa prevê investir, até 2020, R$1,6 bilhão para garantir a entrega desse objetivo, com ações do programa “Mundo sem Resíduos” em três frentes: design, coleta e parceria.

Hoje, a Coca-Cola Brasil garante a destinação correta para 51% das embalagens produzidas e trabalha para chegar a 66% até 2020. Em 2016, esse percentual era de 36%. Esse avanço se deu graças ao aumento de participação de embalagens retornáveis e ao uso de resina reciclada para a confecção de novas garrafas – que têm cerca de 20% menos peso do que as produzidas há 10 anos.

Crédito: The Coca-Cola Company / Divulgação

A empresa também tem apoiado mais de 200 cooperativas de reciclagem em todo o país. Desde 2008, a multinacional investe em cooperativas de catadores de materiais recicláveis, tanto em infraestrutura quanto em metodologia e gestão, em linha com o que prevê o Acordo Setorial de Embalagens, assinado em 2015.

O consumidor consciente deve cobrar que as empresas busquem soluções com menos impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade no seu processo produtivo e na destinação correta de seus resíduos. Ainda que isso não as caracterize como uma empresa sustentável, certamente as torna “mais sustentáveis”, o que, passo a passo, levará a longo prazo a uma sociedade com maior bem-estar.

Individualmente, o consumidor consciente deve buscar reaproveitar e/ou reciclar as embalagens dos produtos que compra, evitando assim a geração desnecessária de lixo. Lembre-se sempre dos 4R: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

REPENSE
Um consumidor consciente reflete antes de fazer uma compra, sem se deixar levar pelo impulso, e leva em consideração diversos fatores além do preço e da conveniência – impactos no meio ambiente e na sociedade também são levados em conta na hora da compra. Pense: é possível evitar as embalagens descartáveis? Desta forma, cada um contribuiu para evitar o aumento de resíduos que, em grande parte, vai parar nas praias e oceanos.

REDUZA
Ciente da sua necessidade de consumir somente o necessário, tome atitudes para diminuir o volume do seu lixo. Uma das dicas é dar preferência a produtos duráveis e evitar os descartáveis.

REUTILIZE
É preciso proporcionar uma longa vida útil aos produtos, para fazer valer o uso dos recursos naturais aplicados em sua produção. Além disso, isso evita seu descarte precoce. Por isso, repasse aqueles produtos que estão encostados na sua casa: doe, troque, revenda ou use a sua criatividade para encontrar uma nova função para eles.

RECICLE
Reciclar é importante, pois reaproveita as matérias primas, economizando energia e água no processo.

Veja como separar os materiais para a reciclagem aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também