loader image
12.07.22 às 20:11

Coca-cola: Sprite se une ao Pacto Global e ONGs para limpeza de praias e rios

Fabricantes apoiam as ações de coleta de resíduos descartados incorretamente

Uma experiência orientada para sustentabilidade, digitalização e as necessidades do cuidado pessoal para diferentes gerações é o que irá marcar a participação da BASF na in-cosmetics Latin America 2022. Esta é a principal feira de ingredientes do setor voltada para formuladores de cosméticos realizada em 21 e 22 de setembro, no Expo Center Norte. Entre as novidades, a BASF apresentará o biopolímero VerdessenceTM RiceTouch, um lançamento de origem 100% natural e renovável, que atende a demanda dos consumidores por produtos inovadores e sustentáveis.

“A in-cosmetics é sempre um momento de muitas interações, que permite explorar as novidades de mercado, ter inspirações, além de possibilitar novas oportunidades de negócios. Mas, este ano tem um fator especial, pois esta edição será também um momento para celebrarmos o reencontro presencial e a conexão com nossos clientes, parceiros e todos aqueles que fazem parte da nossa indústria.”, afirma Fabio Cahen, diretor de Personal Care da BASF para a América do Sul.

Para abordar seu leque de soluções, a empresa vai trabalhar três ciclos: o ciclo da natureza (sustentabilidade), da tecnologia (digitalização) e os ciclos da vida (representado em diferentes gerações).

Diversa.idade & Digitalização

É a primeira vez que temos 5 gerações coexistindo. Cada uma com comportamentos, atitudes e propósitos diferentes. A empresa vai reforçar suas soluções em ativos e ingredientes que atendem demandas específicas destas diferentes gerações.

Os visitantes podem conhecer também o serviço digital D’lite da BASF que auxilia os profissionais da indústria cosmética a identificar ingredientes ideais para cada formulação. Com dados de mercado, lançamentos cosméticos, insights de consumidores, benchmarks, entre outros, a plataforma dá suporte a todo o processo de desenvolvimento de produtos cosméticos: desde o entendimento das necessidades do consumidor, até a criação do conceito e formulação de um novo produto. Outros serviços digitais também serão apresentados, como o Emollient Maestro que, por meio de Inteligência Artificial, permite a comparação de características e eficácia de mistura de emolientes, auxiliando formuladores a agilizarem o desenvolvimento de cosméticos mais sustentáveis.

Mais uma inovação digital, que reforça o compromisso com a sustentabilidade na BASF, é o dispositivo que libera no ar fragrâncias comandado a partir de um aplicativo, o B-Scent. O aparelho, criado pela startup Noar, será amplamente utilizado pelos representantes da BASF para apresentar os diversos ingredientes usados na indústria de perfumes e cuidados pessoais. A novidade é uma forma inovadora, multisensorial e intuitiva de experimentar as fragrâncias, escolher combinações e conhecer cada tipo de aplicação.

Lançamento

Entre os ingredientes, o destaque fica para o novo modificador de sensorial natural que confere um toque aveludado e efeito mate, voltado para uma ampla gama de produtos de cuidados pessoais, incluindo fórmulas com apelos naturais e orgânicos, o VerdessenceTM RiceTouch. O novo biopolímero, derivado de matérias-primas naturais e renováveis, é biodegradável e livre de conservantes.

O ingrediente, que proporciona controle de brilho e efeito matificante, contribui para a sensação de pele aveludada, reduzindo a pegajosidade e a oleosidade das formulações, sendo uma alternativa natural aos modificadores sensoriais sintéticos. RiceTouch complementa a linha VerdessenceTM de biopolímeros sustentáveis da empresa para aplicações de cuidados pessoais.

Este é mais um exemplo de como a Divisão de Químicos de Cuidados da BASF está lidando com os desafios futuros. Sustentabilidade, digitalização, inovação e novas formas de trabalho em conjunto, são pilares fundamentais do Care 360° – Solutions for Sustainable Life.

Embalagem e sustentabilidade

O mundo das embalagens também não fica de fora das inovações apresentadas. As empresas estão buscando aumentar o percentual de conteúdo reciclado em suas embalagens e a BASF está atenta a esse desafio. Com linha B-Cycle, portfólio destinado à reciclagem mecânica do plástico, apoia recicladores e convertedores de embalagens na obtenção de uma resina pós consumo de maior qualidade. A gama de soluções conta com o Trinamix, um dispositivo que identifica em questão de segundos o polímero durante a fase da triagem. Além dos produtos que apoiam a lavagem dos resíduos plásticos, há os aditivos da linha Irgacycle, que auxiliam a superar desafios como retenção de odor, alteração de coloração, perda de propriedades mecânicas e contaminação cruzada por diferentes tipos de polímeros. Estes produtos possibilitam obter uma embalagem de alta qualidade contendo um percentual considerável de material reciclado, garantindo uma nova vida ao plástico.

Por meio das conexões entre as diferentes indústrias, parcerias e soluções, a BASF busca impulsionar cada vez mais um ecossistema de inovação aberta, orientado para sustentabilidade, diversidade e inclusão.

Sobre a divisão Care Chemicals da BASF     

A divisão Care Chemicals da BASF oferece uma ampla gama de ingredientes para cuidados pessoais, cuidados do lar, limpeza industrial e institucional e aplicações técnicas. Somos o principal fornecedor mundial para a indústria de cosméticos, bem como para a indústria de detergentes e produtos de limpeza, e apoiamos os nossos clientes com produtos, soluções e conceitos inovadores e sustentáveis.  O portfólio de produtos de alto desempenho da divisão inclui surfactantes, emulsificantes, polímeros, emolientes, agentes quelantes, ingredientes ativos cosméticos e filtros UV. Temos fábricas de produção e desenvolvimento em todas as regiões e estamos expandindo nossa presença em mercados emergentes. Mais informações estão disponíveis online em Care Chemicals.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em BASF.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também