loader image
03.05.17 às 14:24

Como economizar com o material escolar e proteger o meio ambiente

Reutilizar, trocar e doar são práticas de consumo consciente de materiais escolares

Todos os anos, milhares de pais e alunos compram produtos escolares novos, enquanto, ao mesmo tempo, outros descartam materiais em boas condições ou guardam em casa itens que poderiam ser utilizados por outras pessoas. Promover a troca ou a doação é uma solução que pode beneficiar muita gente. Com isso, mais pessoas podem ter acesso aos materiais sem a necessidade de retirar mais matérias-primas do meio ambiente.

Para o Instituto Akatu, trocar, doar e compartilhar são formas de promover o consumo consciente e a sustentabilidade, além de contribuir para que pais, alunos e professores reflitam sobre o consumo, cidadania, desperdício, utilização de recursos naturais, lixo e meio ambiente. Confira as dicas:

REAPROVEITE MATERIAIS

– Antes de ir às compras, analise o que dá para reaproveitar do que sobrou do ano anterior. Depois de um olhar atento, você conseguirá diminuir a lista de compra. É verdade que muitas crianças preferem levar material novo no início das aulas, mas esta é uma oportunidade para explicar a elas a importância de não desperdiçar, de consumir de forma consciente e de evitar o impacto no meio ambiente e na sociedade.

– As folhas de cadernos do ano passado que ficaram em branco podem virar um outro caderno novinho, todo customizado: é só retirar as folhas não usadas e fazer um novo caderno com elas, reutilizando a espiral e as mesmas capas do caderno antigo. Se você simplesmente cortar as folhas, pode fazer furos com ajuda de um furador e colocar em uma pasta. Ou, se preferir, pode costurar as folhas com agulha, fazendo um novo bloco.

– Os lápis foram gastos e ficaram curtos? Sem problema! Os lápis grafite e de cor podem usar um “alongador”, também chamado de “extensor” ou “prolongador”, que ajuda a segurar os lápis para usá-los até o fim.

– Canetinhas ou marcadores secos podem receber algumas gotas de álcool de cozinha ou água e, muitas vezes, voltar a funcionar.

– Converse com outros pais para verificar se não há algum material usado por outro aluno que possa ser emprestado, doado ou revendido.

– Você também pode procurar livros usados em um sebo.

PRESERVE OS MATERIAIS
Cuidar dos materiais ao longo do ano é fundamental para estender ao máximo a sua vida útil e, assim, poder usá-los nos anos seguintes. Também é importante não desperdiçá-los, usando apenas o necessário, sem excessos;

– Para evitar o ressecamento, tampe bem as colas bastão, as colas líquidas e as canetas;

– Encape os cadernos para que suas capas fiquem protegidas e que eles durem até que todas as suas folhas tenham sido usadas;

– Encape as pastas e reforce os vincos nas dobras com fita adesiva para que elas não desmontem ou rasguem, durando o ano letivo;

– Preserve o compasso num estojo rígido ou na própria embalagem para evitar que ele entorte ou perca a ponta da agulha;

– Transporte as réguas dentro dos cadernos, pastas ou livros de maneira que elas fiquem mais protegidas e não se quebrem dentro da mochila.

ESCOLHA OS PRODUTOS COM CRITÉRIOS

É importante usar critérios de avaliação para escolher os produtos, de modo a ter um material adequado e que dure o ano inteiro ou até mais anos, se possível.

– Pesquise e se informe sobre a qualidade dos produtos. A qualidade inferior pode fazer com que o material seja mais barato, mas dure menos, sendo necessário comprar outro antes do final do ano, o que pode sair mais caro;

– Evite comprar material muito sofisticado ou com o personagem infantil da moda já que a moda muda e o importante é que o material possa atender às necessidades dos estudantes pelo maior período possível;

– Verifique se a matéria-prima usada no material é renovável e dê preferência a produtos feitos com essas matérias-primas ou com material reciclado pós-consumo. Assim você ajuda a diminuir os impactos negativos no meio ambiente;

– Observe se o produto é atóxico e se possui o selo do Inmetro para garantir a saúde e a segurança das crianças;

– Busque informações sobre os fabricantes para ter certeza que cuidam bem de seus funcionários, da comunidade e do meio ambiente.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também