loader image
03.05.17 às 16:37

Como organizar os seus livros em casa

Organizar os seus livros ajuda a encontrá-los e usá-los com mais facilidade, confira as nossas dicas.

Organizar os seus livros ajuda a preservá-los e encontrá-los com mais facilidade quando for preciso – e isso permite que usemos melhor o que temos disponível. Veja as dicas para deixá-los mais acessíveis:

  • No caso de coleções menores, o recomendável é ordená-lo apenas por autor e/ou título. Se a sua coleção de livros for grande, ordene os livros por área do conhecimento, conforme os temas de interesse. Em seguida, dentro de cada assunto, os livros podem ser organizados por autor e título. Se houver obras de diferentes idiomas, este também pode ser um bom critério de organização.
  • Para fins de controle, é bom criar alguma forma de registro das obras. E não é preciso nada muito elaborado. Vale uma planilha simples, feita no computador mesmo, e que contenha o registro dos livros que fazem parte da biblioteca. Os campos da planilha podem ser os mais básicos: autor, título, editora, ano e assunto. Isso ajuda a evitar a aquisição de títulos que você já possui.
  • Mantenha a limpeza dos livros, para que tenham vida longa. Uma vistoria e uma limpeza anual já são suficientes. Retire todos os livros, limpe-os com um paninho seco e depois limpe a estante com um pano úmido. Aproveite esse momento da limpeza para separar aqueles que você não quer mais. Venda, troque ou doe esses livros, que estão ocupando espaço na sua casa e serão úteis para outras pessoas.

Fonte: Flávio Nunes, do departamento de processamento técnico da biblioteca da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também