loader image
28.04.22 às 11:42

Confira o Relatório de Atividades 2021 do Instituto Akatu

Novos projetos e ações em comunicação e educação para o consumo consciente marcaram o ano em que o Akatu celebrou duas décadas de existência

Em 2021, o Instituto Akatu completou duas décadas de uma atuação pioneira de sensibilização, mobilização e engajamento da sociedade para o consumo consciente.

E, em um contexto em que o mundo enfrentava as limitações impostas pela pandemia, seguimos firmes no propósito de contribuir para a adoção acelerada de estilos sustentáveis de vida por meio da transição para uma sociedade do bem-estar em que os modos de viver e os modelos de produção e de consumo harmonizam o bem-estar material, o equilíbrio ambiental e o progresso social. 

Os resultados de um ano desafiador e ao mesmo tempo repleto de realizações estão disponíveis em nosso Relatório de Atividades 2021.

Ao longo do último ano, desenvolvemos diversas atividades focadas na promoção da mudança de comportamento do consumidor e de uma produção e um consumo mais sustentáveis. Confira: 

  • O Edukatu, primeira rede brasileira de aprendizagem sobre consumo consciente para a comunidade escolar do Ensino Médio, contabilizou 1,4 mil novas escolas cadastradas por todo o país — crescimento de  17% —, além de 4,5 mil novos alunos e 2,5 mil novos educadores cadastrados na plataforma. Além disso, área de educação do Akatu realizou 35 encontros de sensibilização de educadores, 15 a mais que no ano anterior;
  • O Projeto Reuse, parceria com a Dow, a Ortobom e a Prefeitura de Hortolândia, criou um modelo inovador de economia circular de itens volumosos feitos com espuma de poliuretano. Ao longo de 2021, mais de 3,5 mil sofás e colchões foram recolhidos ou retirados de aterros e 84 toneladas de materiais foram destinadas para a reciclagem. Ainda foram realizadas ações educacionais em 30 escolas da região de Hortolândia;
  • Pelo terceiro ano seguido, o Akatu foi parceiro da GlobeScan no desenvolvimento e na análise de resultados brasileiros da pesquisa global Vida Saudável e Sustentável, que em 2021 contou com o patrocínio de 10 empresas e trouxe descobertas importantes sobre mudanças de comportamento e percepções do consumidor;
  • Internacionalmente, o Akatu reforçou sua parceria com a ONU Meio Ambiente como colíder do grupo de trabalho sobre Extensão da Vida Útil dos Produtos, como membro do grupo de trabalho sobre Comunicação da Biodiversidade e como membro do Comitê Consultivo Multistakeholder, todas iniciativas do Programa de Informação ao Consumidor para a Produção e Consumo Sustentáveis (CI-SCP). Também demos continuidade ao projeto Estilos de Vida Futuros, liderado pelo Institute for Global Environmental Strategies (IGES);
  • Em comemoração aos 20 anos do Akatu, o site akatu.org.br foi totalmente remodelado, com materiais sobre consumo consciente e sustentabilidade organizados de forma fácil e intuitiva para atender públicos diversos;
  • Outro presente para o público na celebração de duas décadas de atividades foi o lançamento do Primeiros Passos, um guia digital composto por hotsite e e-books que orientam indivíduos a trilharem o consumo consciente em cinco áreas: água, alimentos, biodiversidade, crise climática e resíduos. 

“Em meio a tantas incertezas, o Akatu completou 20 anos celebrando avanços na sociedade, como ganho de consciência em relação a hábitos de consumo, novas gerações revendo seus valores e critérios de sustentabilidade se tornando mais relevantes para fundos de investimentos, empresas e consumidores”, afirmou Renata Moura, presidente dos conselhos deliberativo e consultivo do Akatu.

Reforçando um dos seus pilares, a comunicação, o Akatu produziu diversos conteúdos para o site e materiais para as redes sociais, destacando a importância do consumo consciente e convidando a população a praticá-lo no dia a dia. Ao longo de 2021, o site do Akatu registrou 821 mil acessos do Brasil e do exterior. 

Além disso, o instituto foi presença constante na imprensa brasileira, reforçando sua autoridade sobre consumo consciente e sustentabilidade. Ao todo, foram 1.151 inserções nos mais variados veículos, entre jornais, revistas, sites, programas de rádio e TV — aumento de 22% em relação a 2020. Tamanha exposição garantiu ao Akatu uma valoração recorde de R$ 63 milhões em espaço na imprensa brasileira.

“Em 20 anos de atuação, contribuímos fortemente para firmar o consumo consciente como parte essencial do desenvolvimento sustentável”, destacou Helio Mattar, fundador e diretor-presidente do Akatu. “E a nossa missão continua!”

Acesse o Relatório de Atividades 2021 e confira todas as atividades e projetos realizados pelo Akatu ao longo do último ano. 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também