loader image
23.09.19 às 13:17

Confira seis dicas para o seu jardim sustentável

Aproveite a chegada da primavera para cuidar bem do seu jardim, adotando ações sustentáveis e ecologicamente corretas

A primavera chegou! A estação mais colorida do ano pode servir de incentivo para cultivar seu próprio jardim em casa. É possível cuidar das plantinhas de maneira sustentável, utilizando recursos de forma consciente e evitando desperdícios. Veja, a seguir, seis dicas para ter um belo jardim de uma forma ecologicamente correta.

 Ao preparar a terra, evite o uso de produtos químicos. Prefira os adubos orgânicos, que enriquecem o solo de forma natural. Uma ótima ideia é ter uma composteira caseira, para transformar restos de comida em adubo. Fazer a sua própria é possível, confira aqui.

 Escolha espécies nativas da sua região. Elas estão mais adaptadas às condições do clima local. Além disso, tendem a consumir menos água, especialmente na fase de crescimento.

 Não use herbicidas. Para espantar os insetos indesejados, plante vegetações que podem servir de repelentes naturais, como alecrim, arruda, erva-doce, manjericão e hortelã.

 Não desperdice água ao regar as plantas. Troque a mangueira pelo regador. E ao invés de usar água potável, utilize a da chuva. Você pode coletar a água em uma minicisterna. No site do Movimento Cisterna Já há um manual de instrução para a instalação de um equipamento simples e de baixo custo.

 Multiplique o seu jardim. Recolha e guarde as sementes que foram geradas em seu canteiro. Você pode utilizá-las futuramente. Ou troque-as com outros interessados. Promova a biodiversidade e a herança genética das espécies locais. A biodiversidade é a diversidade de vida em todos os ecossistemas, desde as florestas tropicais, as profundezas do oceano, até o jardim do quintal. As especies se inter-relacionam para manter o equilíbrio do planeta. E ela sustenta tudo o que precisamos para sobreviver na natureza: comida, água limpa e tantas outras matérias-primas.

 Ao invés de comprar vasos caros, recicle e reutilize objetos, como vasilhas e frascos. Com uma pintura bem colorida, aquele pneu velho encostado na garagem pode virar um bonito canteiro para mudas de diversas plantas. Ou então decore garrafas PET ou latinhas, que ficarão bem simpáticas com temperos, ervas aromáticas e pequenas flores. Dessa forma você evita o descarte desnecessário desses itens. (fotos: 01 . 02 . 03)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também