loader image
25.11.21 às 14:30

Conheça os resultados públicos da pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021

Estudo mostra as mudanças de comportamento do consumidor na pandemia e o que eles esperam das empresas
Header_materia_público

O Instituto Akatu e a GlobeScan apresentam os resultados públicos da Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021: Um estudo global de percepções do consumidor. Realizada globalmente, em 31 países, contou com mil entrevistados no Brasil, todos maiores de 18 anos. 

Entre os resultados, há descobertas sobre mudanças de comportamento do consumidor no período da pandemia, expectativas para a vida pós-pandemia, barreiras e gatilhos para a prática de uma vida mais saudável e sustentável e o que os consumidores esperam das empresas. 

Todas elas podem auxiliar a tomada de decisão de empresas, além de mostrar oportunidades para aquelas que desejam contribuir em temas urgentes, como a pandemia e a crise climática, impulsionar a adoção de estilos de vida mais sustentáveis por parte dos consumidores e construir uma relação de confiança e compromisso com seus stakeholders.

Confira alguns dos resultados:

? Em comparação com os demais países da média global, os brasileiros sentem maior necessidade de apoio do governo (cerca de 60%) e das empresas (cerca de 50%). 

? Para mais de 55% dos respondentes, o que ajudaria na compra de produtos saudáveis e sustentáveis seria obter informações sobre como encontrar um produto de baixo custo, a existência de versões mais baratas e de produtos mais duráveis.

? Entre 2020 e 2021, houve uma queda generalizada na percepção de cumprimento das responsabilidades socioambientais de todos os setores produtivos no Brasil. Além disso, os setores registraram um saldo bem abaixo do que a média global. 

? 77% dos brasileiros afirmam que o que é bom para um indivíduo nem sempre é bom para o meio ambiente, contra 43% na média mundial

? 86% dos brasileiros declaram desejar reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza, contra 73% da média mundial. 

? No Brasil, 8 em cada 10 respondentes veem os eventos climáticos extremos como incomuns e 5 consideram que tais eventos são muito incomuns e alarmantes.

? Quase 70% dos respondentes consideram que o Brasil deve ter um papel de liderança, com metas ambiciosas para combater as mudanças climáticas o mais rápido possível.

? 48% dos respondentes se declaram negativamente afetados em sua saúde mental e bem-estar pela pandemia, provavelmente pela interrupção abrupta e mudança obrigatória no seu modo de viver. Além disso, 62% declaram ter a situação financeira afetada negativamente.  

Quer ver todos os resultados públicos do estudo? Clique aqui

Para assistir à gravação do webinar de lançamento da pesquisa, clique aqui.

Como adquirir o relatório completo

O relatório completo da pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021, com todos os resultados, é exclusivo a aqueles que contribuírem financeiramente com a pesquisa. Esta apresentação descreve o conteúdo do relatório , contendo a listagem de todos os resultados, acompanhada das condições e investimentos para acesso. Em caso de dúvidas, escreva para thais.zsch@akatu.org.br. 

A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021 foi desenvolvida pela parceria entre Instituto Akatu e a GlobeScan e teve o patrocínio de: Ambev, Globo, Mcdonald’s, Mercado Livre, Natura, Nespresso, Nestlé, Tetra Pak, Unilever e Vedacit. 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também