loader image
15.03.21 às 9:20

Consumo consciente: já começou sua jornada?

No Dia do Consumidor e quando completamos 20 anos, repaginamos o nosso site para facilitar a aprendizagem e a adoção de estilos de vida mais sustentáveis

Quando o Facebook nem existia e o Google ainda dava seus primeiros passos no Brasil, o Instituto Akatu nasceu com o desejo de espalhar uma boa nova: a de que todo consumidor é um agente de transformação social. Foi lá em 2001, ano de nossa criação, que cunhamos o conceito de “consumo consciente” e começamos a desenhar estratégias de empoderamento do consumidor, para mostrar que suas escolhas geram impacto (positivo ou negativo) para ele mesmo, o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Passados exatos 20 anos — nascemos no Dia do Consumidor, 15 de março de 2001 —, nosso trabalho continua centrado em disseminar a mesma causa, hoje ainda mais importante e urgente, dado o contexto socioambiental em que vivemos. Pois para construirmos o futuro mais sustentável que desejamos, onde haja o suficiente para todos para sempre, precisamos avançar rumo ao consumo consciente, um consumo com melhor impacto, sem excessos nem desperdícios. 

Entendemos que a adoção de práticas de consumo consciente compõe uma jornada de aprendizados e experiências. E para ajudar cada consumidor a traçar a sua, lançamos hoje o site do Akatu totalmente repaginado, com nossos materiais organizados de maneira fácil e intuitiva. 

Pensamos em atender a públicos diversos: consumidores, em primeiro lugar, que podem acessar caminhos e dicas para a adoção de hábitos de consumo consciente, mas também empresas, organizações, governos e imprensa, atores que trabalham ao nosso lado e também são agentes de transformação social”, explica Helio Mattar, fundador e diretor-presidente do Akatu.

O menu Consuma Diferente traz conteúdos divididos em grandes temas relacionados ao consumo consciente, como água, resíduos, mudanças climáticas e estilos de vida, entre outros. No menu Nossa Causa estão disponíveis conceitos criados pelo Akatu, como as 6 Perguntas do Consumo Consciente e os 15 Caminhos para a Sustentabilidade, ambos de grande utilidade para indivíduos, empresas, governos e grupos da sociedade civil.

Todas as frentes da atuação do Akatu estão explicadas no menu O que Fazemos, onde destacamos:

Dicas Akatu: vídeos-pílula que traduzem em linguagem cotidiana o impacto gerado por hábitos de consumo

Edukatu: nossa plataforma de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade pioneira no Brasil e voltada para alunos e professores do Ensino Fundamental

Consultorias: áreas em que apoiamos empresas e organizações que desejam desenvolver soluções mais sustentáveis e auxiliar o consumidor a fazer escolhas mais conscientes

Pesquisas e Publicações: são 20 pesquisas e mais de 30 estudos e publicações disponíveis para download

Portfolio Akatu: um compilado com os principais projetos já desenvolvidos, com seus descritivos e resultados

O site traz ainda uma área específica para a imprensa, com os principais releases do Akatu e participações em reportagens. Desde a nossa criação, veículos de imprensa têm sido importantes apoiadores do nosso trabalho e disseminadores da causa do consumo consciente, uma parceria que só evolui.

Ao longo dessas duas décadas, vimos ainda o mercado consumidor de massa do Brasil crescer vertiginosamente. Mas também acompanhamos a mudança de percepção do consumidor sobre o poder transformador de um ato de consumo e como isso reflete nas ações das empresas. 

“Vimos as pessoas se tornando mais conscientes da importância do meio ambiente, de relações sociais mais harmônicas e da qualidade de vida em família e em sociedade. Cada vez mais, é inaceitável para o consumidor que uma empresa prejudique o meio ambiente ou não cuide de sua comunidade, por exemplo. Sobreviverão as empresas cujos propósitos estejam alinhados com os valores dos consumidores e cujas práticas deixem marcas positivas no coração dos consumidores e contribuam efetivamente para o desenvolvimento socioambiental do país”, afirma Helio Mattar.

Em sua trajetória, o Akatu realizou, ao todo, 20 pesquisas para melhor compreender o comportamento e a percepção do consumidor sobre a sustentabilidade e o consumo consciente. Também criou inúmeras campanhas e conteúdos que impactaram mais de 140 milhões de pessoas, projetos corporativos que sensibilizaram mais de 400 mil colaboradores de empresas para o consumo consciente, além de projetos educacionais que atingiram 130 mil alunos e 13 mil educadores de quase 6 mil escolas do Brasil.

Ainda assim, sabemos que o trabalho tem de continuar. Que venham mais e mais anos de esforço coletivo para espalharmos a mensagem do consumo consciente e então alcançarmos a sociedade do bem-estar que almejamos.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também