loader image
09.10.14 às 20:52

Dia da Criança: a experiência vale mais que um presente

Ao invés de comprar presentes, que tal passar mais tempo brincando com seu filho? Ou então estimule a trocar brinquedos com outras crianças
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Feira de Troca de Brinquedos. Crédito: Instituto Alana/Divulgação

 

No Dia da Criança, os pequenos sempre esperam receber presentes. Os pais, como sempre, correm até as lojas para comprar brinquedos. Mas será que só tem essa alternativa para comemorar a data? As brincadeiras entre pais e filhos podem ser bem mais interessantes do que simplesmente dar um pacote colorido e cheio de laços. Trocar, conversar, ensinar, experimentar, aconselhar, amar… A experiência pode valer mais a pena do que simplesmente presentear.

Pais e filhos podem fazer muitas atividades bacanas para comemorar a data. O foco é proporcionar um clima favorável à fluidez de sentimentos, comportamentos e valores, como amor, afeto, compaixão, alegria, carinho, justiça, respeito, solidariedade e sensibilidade. Ou seja, alguns dos prazeres da vida que quanto mais gastamos, mais se multiplicam.

Que tal fazer passeios ao ar livre com seu filho? Aproveite a oportunidade para ensinar a ele a relação que nós, seres humanos, temos com tudo que nos rodeia e a importância de conservar os seres vivos, como plantas, árvores e animais. Priorize parques e zoológicos que têm espécies em vias de extinção e aproveite para reforçar a necessidade de conservar o meio ambiente. Muitos parques têm estrutura para a prática de atividades físicas, como andar de bicicleta, jogar bola ou, simplesmente, correr.

Outra dica bacana é aproveitar os eventos comemorativos do Dia das Crianças, especialmente aqueles que não são focados em consumismo. Há vários espaços culturais que promovem brincadeiras, contação de histórias, oficinas de arte e culinária, peças de teatro. Na Casa das Rosas, em São Paulo, por exemplo, os pequenos poderão participar de jogos verbais e corporais, ver teatro de bonecos e experimentar oficinas com argila. Já na Mamusca, também na capital paulista, a garotada participa de oficinas de brinquedos de puxar, aprende a fazer bonecos de colher de pau, terrários, grafite e tem até cantorias de mães e bebês.

Trocar é mais bacana do que comprar!
Outra dica é incentivar os pequenos a trocar brinquedos com outras crianças. É uma ótima oportunidade de educá-los para boas práticas, fazê-los crescer em solidariedade e cidadania, sem consumismo. É o desapego de abrir mão de um brinquedo sem uso e trocá-lo por um “novo” brinquedo usado.

Um projeto bem legal que estimula essa prática é a Feira de Troca de Brinquedos, promovida pelo Instituto Alana. A instituição criou um site com um mapa interativo que mostra todas as feiras organizadas de forma autônoma em todo o Brasil. O Alana fomenta e contribui com material de apoio para que todos esses eventos sejam realizados. No primeiro ano, em 2012, foram organizadas 51 feiras, em 2013, mais de 100 (duas internacionais).  No próximo final de semana, e em especial, no Dia das Crianças, haverá feiras em São Paulo, Curitiba, Recife e Salvador. Participe!

 

Leia também:

Dia da Criança sustentável

Dicas para praticar o consumo consciente no Dia da Criança

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também