A crise hídrica vivida no Brasil é tão séria que duas das maiores agências de publicidade do Brasil estão trabalhando junto com o Instituto Akatu para sensibilizar as pessoas contra o desperdício da água.
A campanha Santa Nuvem, criada pela agência Taterka, apoiadora institucional do Akatu, promove a reflexão da sociedade para o momento atual de crise. A campanha sugere que o Dia Mundial da Água (22/03) seja também o “Dia da Santa Nuvem”, com o mote “Santa Nuvem está no céu, mas não faz milagre”.
“Só assumir os erros e rezar não adianta mais. Por isso, fizemos essa conexão da campanha de água com o nome ‘Santa Nuvem’, já que não adianta mais chorar pelos ‘pecados’ cometidos até hoje. Foram muitos banhos de 30 minutos, muita torneira aberta na hora de escovar os dentes, inúmeras lavagens de calçada, milhões de carros lavados semana a semana. Se a população achar que a crise passou, podem voltar a usar água em abundância, e este cenário de escassez voltará”, reforça Eduardo Simon, Sócio e COO da Taterka.
A campanha, lançada em 19/02, reforça que a mudança de comportamento para o consumo consciente deve ser permanente e depende de ação. Outra ativação da campanha chama as pessoas para doarem pelo www.santanuvem.com, contribuindo para a continuidade dos projetos de educação e comunicação do Akatu. A campanha remete ainda à dicas de uso consciente de água na plataforma #águapedeágua, lançada em outubro de 2014.
Já a campanha A Voz da Seca criou uma tipografia única para dar voz à terra e espalhar o pedido da natureza por mais respeito e mais cuidado. A estratégia de comunicação, assinada pela agência DM9DDB, é realizada no Twitter e teve adesão do Corinthians, que entrou em campo pelo Campeonato Paulista com camiseta customizada pela tipografia no Dia Mundial da Água. Hoje a campanha ganha nova etapa com mobiliário e anúncios impressos. Para participar, qualquer pessoa com acesso à internet e conta de Twitter está convidada a clicar no site www.avozdaseca.org.br e escrever uma mensagem sobre a necessidade do consumo consciente da água e postar o texto em sua conta na rede social.
“Cada pessoa tem ao menos uma dica ou uma mensagem interessante capaz de sensibilizar seus amigos sobre os impactos da falta de água. Com a campanha queremos disseminar estas vozes que são capazes de gerar engajamento e trazer um resultado prático para a vida das pessoas”, afirma Leo Macias, diretor de Criação da DM9. “Usamos os traços característicos do chão rachado pela falta de água para sensibilizar as pessoas. Uma imagem simples mas muito marcante, que remete às consequências que um consumo desenfreado da água pode ter para todos”, completa Zico Farina, diretor de Criação da agência.
“Com as campanhas Santa Nuvem e A Voz da Seca, o Instituto Akatu alerta toda a sociedade que a mobilização para agirmos nas soluções do colapso hídrico deve permanecer prioritária. Não podemos deixar que a equivocada sensação de tranquilidade por conta do período de chuvas desmobilize a população, as empresas e todas as instâncias governamentais para a necessidade de uma gestão compartilhada da crise e do consumo consciente da água”, afirma Gabriela Yamaguchi, gerente de comunicação e campanhas do Instituto Akatu.
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