loader image
22.03.12 às 14:59

Água: saiba como economizar!

Passe a celebrar a água todos os dias consumindo com consciência
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

É lugar comum dizer que a Terra é o planeta água, no entanto, 97,5% da água do planeta é salgada. Apenas 2,5% é água doce, e a maior parte dela está aprisionada em aquíferos subterrâneos e geleiras. Só 0,26% da água doce da Terra está disponível. Se toda a água da Terra coubesse em um balde de 10 litros, a água doce disponível chegaria a apenas 13 gotas.

Neste dia, o Akatu sugere algumas dicas mobilizadoras que, de maneira fácil, trazem economia e fazem você contribuir para cuidar desse bem tão precioso!

1. Banhos mais rápidos, menos desperdício!
Reduzir o tempo de banho ajuda no seu bolso e também a economizar o dinheiro público que seria gasto no tratamento e distribuição de água. Torna, assim, possível investir, por exemplo, em educação, tão necessária para a população brasileira. Imagine uma cidade de 100 mil habitantes. Se metade desta população (50 mil) reduzir o tempo do banho diário de ducha de 15 para 5 minutos ao longo de um ano, a água economizada será suficiente para abastecer todas as necessidades de água de todos os habitantes dessa cidade por mais de 7 meses e meio. Com isso, não seria necessário o governo investir em mais estações de tratamento de água.

2. Torneira fechada ao escovar os dentes economiza um montão!
Uma única pessoa pode economizar 1,865 milhão de litros de água ao longo da vida simplesmente escovando os dentes com a torneira fechada. Se duas pessoas fizerem isso ao longo da vida a quantidade de água economizada equivale a uma piscina olímpica e meia. Se 1 milhão de pessoas fecharem torneira para escovar os dentes em um mês, a quantidade economizada equivale a 12 minutos de água caindo das Cataratas do Iguaçu. Se todos os moradores do Brasil fecharem a torneira ao escovar os dentes, a água economizada durante um mês equivalerá a um dia e meio das Cataratas!

3. Aposente a mangueira na hora de lavar a calçada!
Ao invés de usar a mangueira, reutilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar para lavar a calçada de sua casa. Se você fizer isso uma vez por semana, economizará mais de 14 mil litros de água por ano, o equivalente a um caminhão pipa e meio cheios de água!

4. Vazamentos e canos furados: inimigos da água e do seu bolso!
Se de repente a conta da água aumentar consideravelmente sem nenhum motivo aparente, procure um profissional para verificar se há vazamentos em sua casa. O vazamento por um buraco de 2 mm em um cano desperdiça até 3.200 litros de água em um dia ou 96 mil litros de água em um mês: praticamente dez carros pipa de água limpa e tratada!!!!

Conheça o aplicativo Fake Shower que te ajuda a economizar água

 

 

Siga no twitter.
Curta no facebook.
Adicione no orkut.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também