loader image
21.05.22 às 11:08

Dow investe em tecnologia e bem-estar social

Por meio do Business Impact Fund pretendem dimensionar oportunidades de negócios e mercados de orientação social.
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A Dow incentiva seus negócios a se engajarem no mundo ao seu redor por meio do Business Impact Fund. O Business Impact Fund é um programa competitivo de subsídios que contém mais de US $ 1 milhão de financiamento anual para apoiar projetos de impacto social em parceria com organizações sem fins lucrativos ou não governamentais que destacam soluções de negócios.

Ao compreender como a solução de um problema social pode gerar resultados de negócios, as empresas têm incentivos claros para investir recursos para inovar mais profundamente e dimensionar oportunidades de negócios e mercados de orientação social.

Aprendi o conceito de valor compartilhado pela primeira vez com Michael Porter e Mark Kramer, em 2011. Na época, a Dow continuou seu caminho para grandes avanços e estava profundamente focada na solução de desafios globais. Em linha com esse objetivo, buscávamos fazer a transição de nossos esforços em Global Citizenship da filantropia tradicional para a colaboração de parcerias, programas e projetos de impacto social que demonstrassem os valores e ambição da Dow. O Business Impact Fund foi uma saída intencional do status quo.

Iniciamos o fundo em 2016, com foco apenas em água e resíduos plásticos. Trabalhamos muito para provar o valor desse modelo tanto para o setor social quanto para o setor privado. Desde então, aumentamos a visibilidade do Business Impact Fund nos negócios da Dow e em todo o setor. Até o momento, a iniciativa já destinou US$ 5,77 milhões para 35 projetos em todo o mundo.

É realmente um grande privilégio ver a colaboração entre os esforços de Global Citizenship da Dow e nossos negócios – e ver os conceitos únicos e empolgantes que nossos colegas elaboram ano após ano. Esses projetos são um testemunho claro da paixão e experiência da Equipe Dow, que alavancam suas redes e suas habilidades para fazer a diferença.

Em 2020, a Dow investiu US $ 1,4 milhão em projetos de impacto social da Dow Poliuretanos, Dow Consumer Solutions e Dow Packaging and Specialty Plastics. Parabéns aos meus colegas que defendem o financiamento de subsídios concedidos a organizações parceiras que dão vida a seus projetos. Dê uma olhada no impacto que esses programas terão:

  • Circularidade: Transformação da Comunidade para Reciclagem ao longo do Rio Mithi (Mumbai, Índia)
    O objetivo deste projeto é fazer parceria com Adv. Afroz Shah e a Fundação Date with Ocean para demonstrar o valor dos materiais de segunda vida, convertendo resíduos plásticos coletados de favelas ao longo do rio Mithi em blocos de pavimentação. Espera-se que a obra colete, no mínimo, 300 TM de resíduos de plásticos flexíveis ao longo de um ano. O projeto envolverá 40 mil moradores e mais de 100 estabelecimentos comerciais para gerar oportunidades de emprego e conscientizar as comunidades sobre a segregação na fonte e evitar o lixo
  • Comunidade Zero Resíduos de Plástico (Oeste de Gana)
    O objetivo deste projeto é testar um conceito de resíduo plástico zero, apoiando a primeira fase de implementação do modelo de Comunidade de Resíduos Plásticos Zero (ZPWC) na região oeste de Gana. A Dow tem trabalhado globalmente em projetos para permitir que um milhão de toneladas de plástico sejam coletadas, reutilizadas e recicladas por meio de nossas ações diretas e parcerias. Estamos cientes dos desafios nos países em desenvolvimento, onde muitas comunidades carecem de uma infraestrutura geral adequada de gestão de resíduos sólidos. Esta metodologia ZPWC, se bem-sucedida, poderá ser replicada para preencher essa lacuna globalmente, não apenas para plásticos, mas para todos os resíduos.
  • Mudando o Jogo, Viabilizando a Economia Circular de PU (Hortolândia, Brasil)
    No Brasil, não existem iniciativas atuais com escala significativa visando soluções de fim de vida para itens considerados principais fontes de espumas de poliuretano (PU), como colchões e geladeiras. Falta infraestrutura e educação / conscientização sobre os pontos de coleta de resíduos para esses itens para a população em geral. Em parceria com o Instituto Akatu, o projeto vai investir na educação da comunidade local para aumentar a conscientização sobre a importância dos pontos de coleta, para ajudar a mudar os comportamentos de reciclagem e resíduos. Os fundos do projeto apoiarão a infraestrutura do ponto coleta de resíduos para possibilitar o recolhimento de itens grandes (fontes de PU), a fim de aumentar o volume de resíduos corretamente dispostos e possibilitar alternativas de reciclagem de poliuretanos, evitando que o lixo vá para aterros.
  • Riviera (Região Andina – Colômbia)
    Este projeto foi inspirado na ideia de transformar, conectar e apoiar o grande impacto causado quando algo considerado resíduo é transformado em algo valioso. O objetivo é apoiar a comunidade local e as organizações para fortalecer as cooperativas de reciclagem, que já são aliadas estratégicas da Dow para combater a má gestão de resíduos em áreas remotas da Colômbia, conectando-as com a indústria de reciclagem formal, criando demanda e fechando o ciclo de resíduos multimateriais por meio da inovação, educação e ação.
  • Indo de resíduos de plástico para infraestrutura (Estados Unidos, Boise, Idaho)
    O objetivo deste projeto é demonstrar a reciclagem de plásticos difíceis de reciclar em produtos duráveis de uso diário. Envolve o piloto de um sistema patenteado de transformação de resíduos em infraestrutura desenvolvido pela ByFusion, que usa vapor e compressão para converter plásticos em componentes de construção revolucionários. O piloto será conduzido em colaboração com o programa Hefty® EnergyBag®.
  • Colaboração nacional para estabelecer um modelo de economia circular de plástico no Vietnã (Hanói, Vietnã)
    O objetivo deste projeto é promover a economia circular na gestão de resíduos, com foco nos resíduos de plástico no Vietnã. Por meio dessa parceria público-privada, a Dow e o governo do Vietnã irão trabalhar retirar o lixo plástico no meio ambiente, apoiando um modelo piloto baseado na comunidade em Hanói. Este piloto visa a aumentar a reciclagem eficaz por meio da separação do lixo doméstico e de treinamentos para maximizar a produtividade e eficácia dos catadores informais.
  • Utilizando Resíduos de Plástico em Usos de Infraestrutura na África do Sul (Kwazulu-Natal, Gauteng e Western Cape na África do Sul)
    Este projeto visa a validar, replicar e aumentar três usos finais para desviar plásticos atualmente não reciclados na África do Sul para criar valor social, ambiental e comercial. Este trabalho apoia um estudo sobre a tecnologia de estradas de plástico, a criação de uma “Pavimentadora Verde” e a utilização de resíduos de plástico em produtos de concreto para aplicações em infraestrutura predial.
  • Desenvolvimento Social e Geração de Renda por meio da Preservação da Floresta Amazônica (Breu Branco, Pará – Brasil)
    O objetivo deste projeto é capacitar as comunidades locais da Amazônia para avaliar sua biodiversidade, trazendo crescimento econômico para uma região subdesenvolvida por meio da conservação da floresta. Este projeto ajudará a posicionar a Dow como um parceiro estratégico na área de sustentabilidade e permitirá maior colaboração com os clientes, ao mesmo tempo em que propicia comércio justo e oportunidades de geração de renda para uma comunidade local no Pará, Brasil.

Por meio das iniciativas do Business Impact Fund, estamos posicionando a Dow como líder em sustentabilidade, aumentando o conhecimento da marca, fortalecendo parcerias com agências reguladoras, desenvolvendo a intimidade com o cliente e criando mercados novos ou expandindo nossa atuação naqueles em que já atuamos. Também estimula nossos funcionários a impactar positivamente as necessidades sociais e ambientais de suas comunidades. E podemos medir nossos esforços, por exemplo, agora sabemos que 1.323 empregos serão criados ou salvos com esses projetos, além de 4,9 milhões de toneladas de materiais reciclados.

A minha visão para o fundo é continuar a diversificar os negócios envolvidos e o impacto nos negócios criado, enquanto continuo a aumentar a carteira. Estou honrado por ter a oportunidade de fazer a diferença em todo o mundo, participando do Fundo de Impacto nos Negócios da Dow.

Kristen Bovid, Responsável pelo Programa Global Citizenship, diretora executiva da Dow Company Foundation

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também