loader image
09.12.16 às 12:47

Duas cidades holandesas substituirão suas frotas de ônibus a diesel por modelos elétricos

Objetivo é zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2020

A partir do dia 11 de dezembro, as cidades holandesas de Eindhoven e Helmond não terão mais ônibus públicos rodando com combustível diesel, segundo o site Treehugger. Eles serão substituídos por 43 unidades do modelo articulado Citea SLFA Electric – movido a eletricidade – fabricados pela VDL Bus & Coach, e que serão operados pela Transdev. O objetivo é zerar as emissões de poluentes e gases de efeito estufa até 2020. O governo de Amsterdã, capital do país, também planeja trocar sua frota pública por veículos elétricos, mas o prazo é maior: até 2025.

A Transdev é pioneira em transporte público com zero emissões na Europa. Seu principal desafio agora é resolver o limitado raio operacional dos ônibus elétricos. A ideia é usar uma combinação de tecnologia de carregamento ultrarrápido e um inovador sistema de rotação. Em Eindhoven, haverá um terminal com 43 pontos de carregamento de energia elétrica. E cada ônibus será equipado com um tipo de pantógrafo para captação de energia nos pontos de carga. Esse tipo de tecnologia nunca foi usado nessa escala na Holanda.

O uso de transportes públicos com zero emissões de gases de efeito estufa é uma tendência que está crescendo em várias cidades europeias, como Londres, Paris, Atenas e Madri, que se comprometeram a eliminar todos os veículos a diesel até 2025.

Consumo consciente
A ampla adoção de veículos movidos a eletricidade poderia ajudar a diminuir a emissão de gases de efeito estufa (que causam o aquecimento global) e a dependência de combustíveis não renováveis (como o petróleo) ou que colaboram para o desmatamento de vegetação nativa (como o álcool ou o biodiesel).

Leia mais:

Brasil e Portugal negociam acordo sobre produção de carros elétricos

Investir em transporte movido a energia limpa é essencial no combate às Mudanças Climáticas

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também