loader image
08.03.23 às 7:44

Ecofeminismo: o que é?

Conheça o movimento que une duas lutas importantíssimas: a da igualdade de gênero com a da proteção ao meio ambiente

Sabia que existe um movimento que conecta a luta pela igualdade de gênero com a preservação da natureza? Este é o ecofeminismo, termo cunhado nos anos 70 pela feminista francesa Françoise d’Eaubonne, que já reivindicava que a luta pelos direitos das mulheres estava atrelada à busca por um mundo mais sustentável e propunha uma nova perspectiva em que a vida na sociedade e sua relação com a natureza deveria se fundamentar na cooperação.

A criação de um movimento que unisse as duas causas, feminismo e ambientalismo, é bastante coerente quando refletimos que as mulheres são as mais atingidas pelos impactos negativos das ações humanas na natureza. De acordo com a ONU, meninas e mulheres correspondem a 80% do total de pessoas obrigadas a deixar os seus lares devido às consequências das mudanças climáticas em todo o mundo.

Por outro lado, as mulheres têm atitudes mais sustentáveis e são mais engajadas com a pauta ambiental. Segundo uma pesquisa da Universidade de Yale, de 2018, elas produzem menos resíduos, comem menos carne, deixam uma pegada de carbono menor e são mais cientes sobre os riscos que a crise climática representa para si e para os outros.

Para entender mais sobre a relação entre gênero, meio ambiente e crise climática e sobre como as mulheres promovem ações concretas para a natureza e a sociedade, confira este infográfico desenvolvido pelo grupo de trabalho em Gênero e Clima do Observatório do Clima:

Conheça — e acompanhe no Instagram — algumas ecofeministas brasileiras:

Val Sawré: gestora pública, youtuber, ativista indígena da região do Alto Tapajós, articuladora nacional do Engajamundo e Guerreira das Suraras do Tapajós 

Sylvia Siqueira: jornalista, ecofeminista, antirracistae conselheira de Direitos Humanos no Estado de Pernambuco

Amanda Costa: fundadora do Instituto Perifa Sustentável, embaixadora da ONU e conselheira do Pacto Global 

Ellen Moniele: defensora do vegetarianismo e do veganismo acessível e da igualdade de direito entre todas as espécies

Lidia Guajajara: ativista do povo Guajajara, do território indígena Arariboia do sul do Maranhão, comunicadora integrante do coletivo Mídia Índia 

Aline Matulja: engenheira ambiental, apresentadora do podcast Casa Floresta e do programa de TV Menos é Demais 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também