loader image
27.06.19 às 18:48

Edukatu lança conteúdo especial sobre Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

Projeto, apoiado pela Braskem, contém animação, cartilha e planos de aula direcionados para professores e alunos do Ensino Fundamental 2.

O Edukatu preparou conteúdos especiais sobre Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) voltados para professores e alunos do Ensino Fundamental 2. O material está disponível em formato online, com animação em vídeo, além de uma cartilha impressa. Também apresenta planos de aula, com sugestões de atividades para tratar do tema, de forma lúdica e prática. O material será aplicado em ações presenciais em escolas nas cidades de Dias dÁvila (BA), Montenegro (RS) e Triunfo (RS). O projeto tem o apoio da Brasken.

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta que permite avaliar, de uma só vez, todos os impactos associados a um produto, serviço, processo ou material ao longo de toda a sua existência, desde sua extração, passando pela transformação, ou fabricação, até seu descarte final ou reinserção na cadeia produtiva.

Em um mundo com a sociedade cada vez mais complexa, nem sempre é fácil ou intuitivo decidir qual é o caminho mais sustentável a seguir: um produto que consome menos água durante a sua produção ou que emite menos gases de efeito-estufa (responsáveis pelo aquecimento global) pode ter impactos negativos em outras dimensões ambientais, sociais ou econômicas, e até mesmo em outras regiões do planeta.

Esse mesmo produto pode ter diversos ciclos de vida e, muitas vezes, não há uma resposta absoluta – tudo depende muito, por exemplo, da pessoa que está usando, de como ela usa e de como costuma descartar. Mas a visão sistêmica da ACV permite conhecer de fato todos os elementos envolvidos neste processo e, assim, fazer escolhas de fato mais sustentáveis na prática em cada caso.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também