loader image
09.11.16 às 11:31

Elektro e Akatu incentivam escolas a fazerem Feiras de Ciências sobre consumo consciente de energia

O “Desafio Energia Todo Dia” está com inscrições abertas para escolas das cidades que fazem parte da área de atuação da Elektro

Feiras de Ciências são muito importantes para o desenvolvimento educacional de nossas crianças. Além do aprendizado em si, há a chance de despertar o gosto pela pesquisa e pelas descobertas e do envolvimento com toda a comunidade escolar. Pensando nisso, a Elektro e o Instituto Akatu lançam o “Desafio Energia Todo Dia”, que convoca escolas a realizem uma Feira de Ciências priorizando a criação de projetos sobre consumo consciente de energia elétrica.

Para participar é simples e fácil. Basta que as equipes das escolas desenvolvam um projeto com foco na redução do consumo de energia elétrica, em evitar seu desperdício ou que trate de novas fontes sustentáveis de energia e realizem uma Feira de Ciências. A professora ou professor responsável deve ainda preencher o relatório disponível no link e enviar para o e-mail edukatu@akatu.org.br até o final do desafio. Podem participar todas as escolas de Ensino Fundamental das 235 cidades em que a Elektro é distribuidora de energia elétrica. Confira mais informações no link e veja no regulamento se sua escola pode participar.

Quem conseguir mobilizar mais pessoas com um projeto incrível, ganha o desafio! O professor que criar e incentivar a equipe e conquistar o primeiro lugar ganha uma viagem nacional com acompanhante, e segundo e terceiro lugares ganham um tablet. E suas escolas também serão premiadas, com a realização de oficina pedagógica e materiais de informática.

O desafio faz parte do “Projeto Prioritário de Eficiência Energética” realizado pela Elektro em parceria com o Instituto Akatu, que visa promover hábitos de uso consciente para reduzir o desperdício de energia elétrica. Esta ação é realizada por meio do Edukatu, plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente do Instituto Akatu.

“A importância de um evento destes para a comunidade escolar é diminuir o consumo de energia na escola e em casa. O ‘Desafio Energia Todo Dia’ promove a interação das pessoas da escola e da comunidade escolar e aumenta o conhecimento sobre questões relevantes do dia a dia. Isso com o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e da educomunicação. E ainda promove o protagonismo de estudantes. Estas são questões muito importantes para a educação que queremos hoje”, afirma Marilda Rahal, coordenadora do projeto.

Marilda explica como será feita a curadoria e a seleção dos melhores projetos para a distribuição de prêmios. “Vamos avaliar a quantidade de pessoas mobilizadas e envolvidas dentro da escola e de toda a comunidade escolar. Além de analisar a frequência e qualidade das postagens sobre a Feira de Ciências dentro na plataforma.”

Com inscrições abertas, o desafio vai até 20 de novembro. A participação é gratuita e os resultados serão divulgados no site do Edukatu no dia 05 de dezembro.

Acesse aqui o regulamento completo do “Desafio Energia Todo Dia”.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também